sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Monte Shasta



O principal foco de irradiação do Mestre Saint Germain para a Terra é Mount Shasta na Califórnia, um vulcão extinto há 14.000 pés de altitude que fica no meio de uma reserva florestal onde antigamente era uma reserva indígena, com muitos animais selvagens e enormes pinheiros. Parte da montanha fica coberta por gelo permanente devido à sua altura, alguns estudiosos dizem que estas geleiras são Portais para outras dimensões. Seres de muita Luz e de dimensões diferentes ali convivem irradiando Amor e Luz para a Terra, principalmente os Guardiões da Chama Violeta e Seres Interplanetários e Interdimensionais.



Líderes espirituais de várias partes do mundo são atraídos para este local sagrado para se reabastecer, muitos nem mesmo sabem a extensão da energia de manifestação deste Foco Sagrado de Luz. A cidade de Shasta vive em função das mudanças diárias da montanha que ora se esconde entre nuvens, ora apresenta formas no céu em interessantes colorações e formações de nuvens. Muitas pessoas moradoras da cidade e visitantes já tiveram experiências transcendentais enquanto subiam a montanha tendo inclusive algumas visões do Mestre Saint Germain e de outros Seres de Luz.
Fonte:eusouluz.iet.pro.br 

A Associação Médico-Espírita do Brasil



A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada em São Paulo, dia 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp-95 - 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas - realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo instituição pioneira que existia desde 30 de março de 1968.
Até 1991, quando se iniciaram os encontros nacionais bienais, somente existiam a AME São Paulo e a Associação Mineira de Medicina e Espiritismo (AMME), fundada a 18/4/1986; a partir de então, fundaram-se outras, em vários Estados do Brasil, possibilitando o surgimento da entidade federal, com a adesão, em 1995, de 9 instituições. Hoje, são 28, incluindo-se as estaduais e regionais.

A AME-Brasil tem como finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da filosofia, da religião e da Ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la através da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção.
Também é sua função congregar AMEs estaduais, regionais, municipais, auxiliando em sua atuação, de modo a difundir o movimento médico-espírita nos Estados e colaborar com instituições educacionais, assistenciais e órgãos em geral.
A AME-Brasil deve ainda difundir e preservar o movimento médico-espírita junto a outras classes profissionais liberais e ao público em geral e promover eventos culturais e científicos que levem ao desenvolvimento de seu trabalho.
A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada em São Paulo, dia 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp-95 - 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas - realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo instituição pioneira que existia desde 30 de março de 1968. 



Carta de Fundação
Com a presença de companheiros de várias regiões do Brasil, representando Associações Estaduais e núcleos de estudos, foi aprovado o estatuto da AME-Brasil e a sua carta de fundação, que está assim redigida:

1º)
Considerando que a Organização Mundial de Saúde(OMS) conceitua saúde como "um estado de bem-estar físico, mental e social".

2º)
Considerando que a Medicina contemporânea tem dificuldade de vivenciar essa visão mais ampla de saúde, em virtude da sua extrema especialização, coadjuvada pelo espírito universitário fundamentado em paradigmas materialistas.

3º)
Considerando que o Espiritismo tem uma grande contribuição a oferecer à Medicina, porque compreende o homem como um ser integral, constituído de corpo, perispírito e alma.

4º)
Considerando que os processos mórbidos são essencialmente mentais e mesmo moléstias endêmicas e ambientais representam o descaso do homem em relação ao próprio planeta, investindo recursos financeiros em guerras fratricidas, ao invés de aplicá-los na melhoria das condições de vida.

5º)
Considerando que o Espiritismo vê a criatura humana como um ser bio-psico-sócio-espiritual e apresenta um modelo abrangente de abordagem que pode contribuir de forma efetiva para a ampliação do campo de ação do médico e da própria medicina.

6º)
Considerando que para o Espiritismo as atitudes mentais e as técnicas psicológicas são importantes para a prevenção e cura das moléstias, bem como o fluxo da energia vital, presente também como elemento de ligação entre perispírito e alma.

7º) Considerando que a Doutrina Espírita propõe a aplicação da Mediunidade como Terapêutica, fazendo uso da fluidoterapia e do ectoplasma, abrindo um campo novo no estudo da Psicologia e da Medicina, de modo a favorecer a reeducação moral e a responsabilidade individual.

8º)
Considerando que o médico espírita tem compromisso no campo de pesquisa e educacional, quer nos seus aspectos teóricos, quer na praxis, os representantes das associações médico-espíritas das unidades federativas, reunidos no 3º Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita de São Paulo(MEDNESP-95), realizado durante os dias 15 e 17 de junho de 1995, no Centro de Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo, resolveram fundar a Associação Médico-Espírita do Brasil - AME-Brasil, com a finalidade de desenvolver e aplicar as propostas do Espiritismo no campo da saúde.

Fonte:amebrasil.org.br 

 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

As Quatro Nobres Verdades do Budismo



As Quatro Nobres Verdades (Sânscrito: catvāri āryasatyāni; Wyle: 'phags pa'i bden pa bzhi; Páli: cattāri ariyasaccāni) são um dos mais fundamentais ensinamentos do Budismo. Em termos resumidos, estas nobres verdades referem-se ao sofrimento (dukkha), sua natureza, sua origem, sua cessação e o caminho que conduz a essa cessação. Os budistas crêem que as Quatro Nobres Verdades estão entre as diversas experiências que Sidarta Gautama realizou durante sua tentativa de iluminação.
As Quatro Nobres Verdades aparecem diversas vezes ao longo dos mais antigos textos budistas, no Canon Páli. Os primeiros ensinos e a compreensão tradicional no Budismo Therevada que é as Quatro Nobres Verdades são ensinamentos avançados para aqueles que estão prontos a elas. O Budismo Mahayana considera-as como um ensinamento prejudicial para as pessoas que não estão prontas para seus próprios ensinamentos.



O motivo pelo qual o Buda teria ensinado as nobres verdades é esclarecido pelo contexto social da época em que ele viveu. Seu objetivo em vida era descobrir a verdade e alcançar a real e estável felicidade. Diz-se que ele alcançou este objetivo meditando debaixo da árvore bodhi próximo ao Rio Neranjana; as Quatro Nobres Verdades são a conclusão de seu entendimento sobre a natureza do "sofrimento",sobre a causa fundamental de todo o sofrimento, da fuga do sofrimento e que o esforço de uma pessoa pode fazê-la alcançar a felicidade.
Tais verdades não são expressas como uma hipótese ou como uma idéia provisória, mas sim, como Buda disse:
As Quatro Nobres Verdades, monges, são reais, infalíveis, e não o contrário. Portanto, elas são chamados de nobres verdades.
Buda também disse que as ensinou...
...porque são benéficas, porque pertencem aos fundamentos da vida santa, que conduz ao desencantamento, a dissipação, a cessação do sofrimento, à paz, ao conhecimento direto, à iluminação , ao Nirvana. É por isso que eu as declarei.
Para a tradição religiosa, as Quatro Nobres Verdades constituem o primeiro ensinamento de Buda após sua verdadeira iluminação.


Cânone páli e chinês

  1. A Natureza do Sofrimento (Dukkha):
    "Esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimentos; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que queremos é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento."
  2. Origem do Sofrimento (Samudaya):
    "Esta é a nobre verdade da origem do sofrimento: é este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir."
  3. Cessação do Sofrimento (Nirodha):
    "Esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, o abandono e renúncia a ele, a libertação dele, a independência dele."
  4. O Caminho (Magga) para a Cessação do Sofrimento:
    "Esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta.
  5. Fonte:Wikipedia

Grandes Médiuns:Batuíra




António Gonçalves da Silva, conhecido como Batuíra, (nasceu em Águas Santas, 19 de março de 1839 e faleceu em São Paulo no dia 22 de janeiro de 1909), foi uma importante personalidade do espiritismo brasileiro.
Nascido em Portugal, numa aldeia próxima à cidade do Porto, emigrou com onze anos de idade para o Brasil, tendo vivido até aos quatorze no Rio de Janeiro, então capital do Império. Posteriormente, mudou-se para Campinas, no interior da então Província de São Paulo, onde trabalhou por alguns anos na agricultura.
 Ao abraçar a Doutrina Espírita, dedicou-se de corpo e alma ao socorro aos aflitos e necessitados. Aos doentes, atendia com recursos de homeopatia, oferecidos muitas vezes em sua própria residência, um misto de albergue, asilo, hospital, farmácia e de escola, onde difundia os princípios espíritas. Acerca desse comportamento, afirmava-se à época que "um bando de aleijados vivia com ele". Quem chegasse à casa, fosse quem fosse, tinha cama, mesa e medicação.
Em 25 de maio de 1890 fundou o jornal Verdade e Luz, que ele próprio compunha a imprimia, destinado à divulgação doutrinária, e que alcançava, à época, a notável tiragem média de cinco mil exemplares. Além disso, proferia conferências espíritas em diversas cidades, criando grupos espíritas em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Fundou a Livraria e Editora Espírita, onde era impressor e tipógrafo.  


Casou-se em primeiras núpcias com Brandina Maria de Jesus, com quem teve um filho, Joaquim Gonçalves Batuíra. Em segundas núpcias, teve outro filho, que faleceu com apenas doze anos de idade.  
Abriu mão de seus bens em favor dos necessitados, com destaque para a doação de sua casa, no Lavapés, para servir como sede da Instituição Cristã Beneficente "Verdade e Luz".
Fonte:verdadeeluz.blogspot.com 

sábado, 23 de julho de 2011

Colonias Espirituais:Nosso Lar


As Colônias Espirituais se espalham sobre toda a superfície do Planeta, construídas sob os mais variados motivos de seus fundadores''Nosso Lar" foi construída por Portugueses que desencarnaram no Brasil a partir de 1500 d.C numa região espiritual habitada por índios brasileiros desencarnados que ali tinham construído uma pequena aldeia primitiva nos moldes das tribos indígenas brasileiras.
A Colônia Transitória ''Nosso Lar" como se pode ver na sua localização geografica na Terra, possui atualmente mais de 1.000.000 ( 1 Milhão ) de habitantes. Veja a população de onde você mora e imagine o funcionamento de uma cidade com 1 milhão de habitantes.
O mapa abaixo não expressa as dimensões reais da cidade, mas é muito grande sua extensão.  Para se ter uma idéia desta extensão, imagine você num carro num velocidade tal que você olhando pela janela não consiga identificar os objetos do lado de fora.
 Existe em ''Nosso Lar", um veículo de transporte conhecido pelo nome de Aeróbus - ônibus aéreo .  Para se ter uma idéia da extensão da colônia, saiba que da Governadoria, este Aerobus parando, de 3 em 3 Km, na alta velocidade que falamos acima,  leva 40 minutos até o Parque das Águas.
No mapa acima você vê que as construções principais são o Prédio da Governadoria ao centro, e os seis (6) Ministérios; sendo que os Ministérios de Regeneração, Auxílio, Comunicação e Esclarecimento estão ligadas às atividades da esfera terrestre e os Ministérios de União Divina e Elevação estão ligadas ás Hierarquias Planetárias Superiores.



No mapa acima se pode ver apenas uma parte da cidade espiritual, com a Governadoria ao centro e os Ministério nas pontas da estrela. As residências dentro da estrela são ocupadas por funcionários dos Ministérios.
Uma outra parte dos conjuntos residenciais que está fora desse circulo é constituída por pessoas ligadas aos funcionários dos Ministérios e podem ser transmitidos a outros de acordo com a vontade de seus proprietários. Isto é possível como incentivo aos recém-chegados desencarnados que se motivam à transformação interior a fim de, com esforço e aprendizado poderem adquirir um espaço para seus familiares quando do seu desencarne na Terra.
Além dessa residências , protegendo-as estão grandes muralhas protetoras, citadas em quase todas as colônias espirituais existentes nas proximidades da Terra ou dentro de suas vibrações
A grande praça que está à frente da Governadoria está em condições de receber 1.000.000 – Hum milhão de pessoas. Então se pode compreender que o desenho não espelha a dimensão e as proporções reais desta região espiritual.
Imagine você sentado num banco desta praça ! Você verá que o chão é semelhante à pedra alabastro; e que, atrás de você, estão lindas fontes luminosas multicoloridas cercadas de flores delicadas e graciosas.
Observando as imensas torres que se perdem nas nuvens , você verá próximo o movimento de silfos e silfides – elementais do ar – fazendo movimentos coloridos e desenhos como pequenas formas transparentes . A presença de seres elementais em "Nosso Lar" é citado em várias passagens dos livros de Francisco Cândido Xavier.
 De dentro da estrela, pertencem provisoriamente aos funcionários próximos àquele Ministério. Se houver alguma mudança de atividade, ele muda também de residência.
Os funcionários mais graduados por tempo de serviço, dedicação, espiritualidade, moram mais próximo da Praça Central.
Já nas casas fora do desenho da estrela são residências de uso diversos, como falamos e que podem ser transferidos como são na Terra os objetos de Herança.
No desenho aparecem apenas algumas quadras, mas , na realidade são muito mais quadras a se perderem de vista e que se alongam até a muralha.. Entre estas residências, como se pode ver no mapa.
As residências em ''Nosso Lar" acabam assumindo as características e formas de acordo com o gosto de seus moradores. Cada morador tem sua próprias flores, trepadeiras, caramanchões , como afirmam diversos livros espíritas.
Também existem   parques arborizados onde existem outras grandes construções que não foram desenhadas ou detalhadas na planta.
Circundando toda a cidade espiritual está uma grande muralha protetora, onde são mantidas grandes baterias de projeção magnética para a defesa contra grupos de espíritos inferiores e seres de Hierarquias contrários a um projeto de salvação da Terra.
Não se pode ter a ilusão que , dentro da atmosfera pesada e densa da Terra, possa-se construir um oásis de Luz sem proteção alguma.
Por fora da muralha, estão os campos de cultivo de vegetais destinados à alimentação pública.



Nos parques verdes entre as residências, como no Mapa existem diversas outras construções que servem como recintos maravilhosos para conferências de Ministros e visitantes.
Cada Ministério possui seus lugares especiais . No Ministério da Regeneração foram utilizados os cenários bíblicos . Assim, os diversos salões do Parque tem bancos e poltronas esculturais na forma do solo, forrados com relva e folhas macias, dando um grande sensação de estarmos junto ao Tiberíades ouvindo as palavras de Jesus.
Mas dos Salões Verdes o preferido o Governador da Cidade de ''Nosso Lar" é um cenário de paisagens da Grécia antiga com pequenos canais de água fresca, pontes pequenas e lagos, cercados com uma linda vegetação.
As flores desse local, mostram cores diferentes a cada mês. Este recinto maravilhoso, para se ter uma de sua proporções, acomoda confortavelmente mais de 30.000 – trinta mil – pessoas.
As fábricas também estão fora da estrela principal e são responsáveis pela fabricação de sucos, tecidos e artefatos em geral. A vida continua e as pessoas percebem que permanecer só usufruindo das condições da cidade espiritual não é uma coisa agradável. Trabalhar passa a ser um remédio e um prazer.


O DESENHO ACIMA  É UM DOS TEMPLOS DE INICIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA UNIÃO DIVINA, CONSTRUÍDO EM ESTILO EGÍPCIO. Em determinado horário, o Governador da Cidade reune-se em uma grande Assembléia para a oração do dia, que é assistida por todos os moradores da colônia, por uma espécie de televisão mais moderna. Quando estive no Egito, pude ver que em determinados horários, todos os mulçumanos param tudo o que fazem e se colocam em oração a Maomé. Este deveria ser também um hábito nosso, pelo menos, uma vez ao dia. Esta oração coletiva é assistida por todos os moradores da Cidade de "NOSSO LAR".
No Bosque das Águas existe um  imenso reservatório de água  que  abastece todas as atividades da cidade  . Ele possui um fluxo , como o de um rio, que passa pela cidade e se dirige rumo ao grande oceano de substâncias invisíveis para a Terra. Neste Bosque se reunem , também, os seres que planejam a reencarnação como companheiros de jornada .
A descrição deste local , bem como a de outros locais esprituais levaria demasiado tempo e nossa finalidade é apenas despertar a sua chama para estas realidades tão lindas, como é a da existência de Cidades esprituais.
Cada cidade que existe em torno do planeta, por terem sido criadas há muito tempo, possui o estilo antigo: os prédios são de paredes claras e clásicas e as preferências recaem nos modelos gregos, romanos e egípcio com extensas avenidas. Muitos passaros e frutas, muitos lagos e planícies coloridas.
Mas, nem todos os seres com algum esclarecimento, ao desencarnar na Terra vai para estas colònias. Muitos vão para outros planetas. 
Fonte:web.prover.com.br

As Doenças Cármicas


A palavra carma vem do sânscrito, antigo idioma hindu consagrado aos cultos nos templos iniciativos, e significa causa e efeito ao mesmo tempo. Expressa a lei segundo a qual toda causa gera um efeito equivalente em sentido contrário, abrangendo o próprio destino do homem. Este conceito está de acordo com o que ensina Allan Kardec no livro O Céu e o Inferno, página 88, item 9: "Toda falta cometida, todo mal realizado é uma dívida contraída que deverá ser paga; se não o for em uma existência, se-lo-á na seguinte ou seguintes, porque todas as existências são solidárias entre si. Aquele que se quita numa existência não terá necessidade de pagar segunda vez".
A mesma conotação encontra-se no Evangelho, quando afirma: "Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado". (Jo 8, 34) Contrair dívida ou ser servo do pecado significa prender-se a faltas do passado, manter-se estagnado sem condições de retomar o caminho da evolução espiritual. Um dos recursos que a Natureza emprega para realizar a libertação das faltas cometidas de doenças ou outras modalidades de perturbações que podem ocorrer na mesma existência ou em existência futura.
Desse modo, se compreende que o carma não tem a finalidade de punir, mas de harmonizar espiritualmente o ser humano, com a lei da evolução, libertando-o da estagnação causada pelas faltas cometidas. Todos os pensamentos, emoções, sentimentos e atos praticados pela pessoa, durante sua existência atual, geram carmas específicos que se somam ao carma que traz de vidas passadas, e cujos efeitos expressam o saldo favorável ou desfavorável que incide na vida presente.
  Nenhum acaso rege o destino das pessoas. É a lei do carma que a tudo coordena, ajusta e realiza, no nível perispiritual, registrando tanto as ações favoráveis como as desfavoráveis da vida de cada um. Se a dor ou o infortúnio, sem causa aparente, batem à porta, não são devidos ao castigo de Deus, nem à fatalidade de um destino cruel. São, na maioria das vezes, o resultado de ações inflexíveis, segundo as quais a colheita de cada um é obrigatória, em decorrência do que semeou nesta vida ou em vidas pregressas, visto ter o carma a finalidade de reajustar as criaturas à harmonia universal.
A Lei do Carma pode ser entendida como decorrente da Lei de Causa e Efeito, do retorno ou reciprocidade, segundo a qual toda ação praticada tem o seu retorno equivalente e em sentido contrário. Esta lei tem sua conotação no Evangelho quando afirma que "a cada um será dado segundo as suas obras"(Mt, 16, 27; Ap 22,12) Na Natureza, essa lei é clara, e ninguém espera colher milho se plantou feijão.
Segundo a Lei do Carma, se a pessoa não tem disciplina mental para controlar os seus atos e cometer faltas durante sua existência, terá que enfrentar suas consequências na própria vida ou em vida futura, pois as mesmas se manterão registradas no perispírito e se manifestarão como problemas de retorno nesta existência, ou como doenças ou perturbações cármicas em vida futura.
Se a pessoa cometeu alguma falta em relação ao seu próprio organismo, prejudicando-o de diferentes maneiras, como ocorre pelo uso de drogas, entregando-se aos vícios, à concupiscência e aos desregramentos pessoais, ou se prejudicou os seus semelhantes e, particularmente, os seus familiares, aos quais tem a responsabilidade de ajudar, ou se lesou, de alguma forma, a Natureza que a acolhe dadivosamente, deverá receber como retribuição, algumas vezes na própria vida ou, certamente, na vida futura, o sofrimento que lhe corresponde como forma de ressarcir a referida falta, à qual está ligada pelos vínculos da Lei de Causa e Efeito.


 
1 - Causas das Doenças Cármicas

As faltas cometidas no passado, que podem ser responsáveis pelas doenças cármicas, estão entre os vícios, como os causados pelo cigarro, pelas bebidas alcoólicas, pelas drogas, e mesmo pelo uso, sem controle, de medicamentos psicotrópicos, utilizados no tratamento de distúrbios mentais; a agressividade humana, como a violência, a maldade, o sequestro, o estupro, o roubo, o assalto, o terror, o homicídio, a exploração dos semelhantes nas suas diferentes modalidades; o suicídio premeditado, o sacrifício do organismo por privações inúteis e outras formas de agressão ao próprio corpo; o hábito de se entregar a pensamento negativos, como os impregnados por emoções de ódio, ciúme, inveja, raiva, tristeza, calúnia, insatisfação; os desvios da sexualidade e os estados de vida pautados na ociosidade, no mau emprego de posições de responsabilidades social ou administrativa, prejudicando os semelhantes e constituindo mau exemplo para a sociedade.
As faltas cometidas no passado, responsáveis por sofrimentos que ocorrem na vida atual, podem ter sido cometidas pela própria pessoa ou pelos seus familiares, visto existirem laços espirituais muito estreitos entre os mesmos. Esses laços devem ser mantidos sempre que possível, pela afeição que deve unir as pessoas, visto ser a família a escola primeira, para a vivência do amor fraterno entre os seres humanos.
Todas as pessoas têm vínculos muito profundos com os seus familiares, vínculos que transcedem a existência atual, de sorte que a dor que as açoita pode decorrer não apenas de fatores oriundos de si mesmas, também, de seus entes queridos, como lembra a mensagem sobre o cego de nascença cujo mal poderia ter sido causado por si mesmo ou pelos seus familiares. (Jo 9, 1-3)
Além dos vínculos familiares, as pessoas tem relacionamentos coletivos. Elas podem ter ajudado ou
prejudicado outras criaturas, razão pela qual, além do carma individual, existe o carma familiar e o carma coletivo. O carma coletivo explica como, na ocorrência de acidentes, catástrofes, muitas pessoas podem estar envolvidas no mesmo sofrimento, sem ser por acaso. Não é só a má sementeira que produz maus frutos. Certos comportamentos aparentemente inofensivos podem ser danosos à própria alma, como o não aproveitamento das oportunidades que lhe foram proporcionadas durante a existência terrena, geram, igualmente, má colheita no futuro.
Do mesmo modo, a inatividade, a inércia, a ociosidade, a preguiça física e mental, são igualmente nocivas à alma, que não pode manter-se estagnada em face das leis às quais está vinculada. Toda pessoa em condições de saúde compatíveis com a realização de alguma modalidade de trabalho, deve esforçar-se para ser útil a si mesma e ao próximo.

2 - Manifestações das Doenças Cármicas

Respeitadas as leis da hereditariedade, o espírito atua no ser humano como modelo organizador biológico, desde a formação da célula-ovo, transmitindo para o corpo físico as impressões registradas no perispírito, oriundas das ações cometidas pela própria alma em vida pregressa. Assim, certas malformações e males congênitos e a predisposição para um grande número de doenças e transtornos que ocorrem durante a vida, são causados pela atuação do espírito, que projeta no organismo, desde o momento de sua formação, o conteúdo do bem ou do mal que estiver registrado nas malhas do seu perispírito.
As doenças cármicas podem acometer as pessoas em todas as idades, e seu reconhecimento não é feito pelos recursos para diagnósticos comumente utilizados na Medicina, os quais se apresentam repetidamente negativos. A compreensão das mesmas está relacionada a fatores que têm suas causas em faltas cometidas no passado, vinculadas à própria alma. Entre as perturbações que se enquadram como doenças cármicas, podem ser lembradas algumas limitações orgânicas e psíquicas, certas formas de paralisias, patologias congênitas sem possibilidades de reequilíbrio, certos casos de esquizofrenia, algumas modalidades de câncer, de doenças degenerativas,
tendência para os vícios, para a agressividade, alguns casos de acidentes individuais ou coletivos, certas neuroses, síndromes do medo, de angústias, de ansiedade incontidas, certos tipos de enxaqueca, de insônia, de depressão, de pânico.
Joanna de Ângelis, no livro Plenitude, página 33, 6° parágrafo, comentando certas formas de transtornos psíquicos, oriundos de causas ocorridas no passado, que podem passar despercebidos aos semelhantes, afirma: "Transitam, ainda, na Terra, portadores de expiações que não trazem aparência exterior. São os seres que estertoram em conflitos cruéis, instáveis e insatisfeitos, infelizes e arredios, carregando dramas íntimos que os estiolam, afligindo-os sem cessar. Podem apresentar aparência agradável e conquistar
simpatia, sem que se liberem dos estados interiores mortificantes".
É a própria consciência das criaturas que conhece as causas do seu sofrimento cármico. São seres que se comportam como almas penadas que sofrem em silêncio, embora haja outros que se lastimam continuamente, sem encontrar alívio para suas angústias e padecimentos. Enquadram-se ainda, como manifestações cármicas, entre outras, certas injúrias, desigualdades sociais e econômicas, as dificuldades para realizações pessoais nos estudos, nas artes e em alguns empreendimentos da vida.

3 - Consequências das Leis Cármicas


As faltas cometidas entravam a evolução da alma, de modo que o carma indica o caminho para sua libertação, para o seu progresso espiritual. Os efeitos danosos que muitas vezes os seres, individual ou coletivamente passam, decorrem de ação expiatória do carma, para o reajuste das almas que habitam o orbe planetário. Segundo a Lei do Carma, a dor, o sofrimento e as dificuldades têm o significado de nos reaproximar do Pai, devendo ser recebidos com aceitação e bom ânimo, visto que, sanados, abrem as portas para uma nova vida.
Assim, as doenças e os transtornos cármicos não podem ser vistos como condenatórios, implacáveis, mas de efeito transitório, com o fim de corrigir erros do pretérito e devolver ao ser humano o equilíbrio espiritual perante as leis do Universo. Caberia indagar se o espírito tem conhecimento do que irá encontrar durante sua próxima existência no corpo físico. Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, página 165, item 258, explica que "Ele próprio escolhe o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio".
O espírito ao reencarnar não é um recém-chegado à Terra. Traz experiências de vidas passadas que podem ajudar na sua adaptação ao corpo físico ao qual irá integrar-se. E, também, não vai dar um mergulho no escuro, visto conhecer as dificuldades que poderá encontrar. Em contrapartida, a vida irá cobrar, do ser humano, a responsabilidade de enfrentá-las com otimismo, reconhecendo que nessa opção poderá sair vencedor.
A Lei Cármica estabelece que as ações praticadas pelo ser humano ficam gravadas no seu perispírito como marcas que vão atuar direta ou indiretamente em uma existência, atual ou futura. As boas ações causam saúde, bem-estar e alegria, enquanto as más ações são responsáveis pela dor e pelo sofrimento. Essas impressões gravadas no perispírito constituem o substrato do carma de cada um.



4 - O Conceito de Carma Entre as Pessoas

As idéias que os seres humanos fazem sobre o carma, convergem para uma aproximação de conceitos. Existe uma crença, mais ou menos generalizada, que certas doenças e fatalidades estejam relacionadas a predestinações pessoais, talvez a débitos do passado ou à vontade de Deus. Entre os árabes, há uma expressão conhecida pelo nome mac-tub, para designar o que já está escrito na vida de cada um.
Existe, também, um recurso frequentemente empregado pelas pessoas, quando procuram consolar alguém que esteja passando por provações, dizer-lhe que deve se conformar, porque essa foi a vontade de Deus. Na verdade, essa é apenas uma maneira de dizer, pois a vida humana é regulada pelas Leis Naturais, criadas por Deus, às quais todos os seres humanos estão vinculados.
Os judeus, à época do início do Cristianismo, acreditavam que muitas doenças podiam ser devidas a faltas cometidas no passado, da própria pessoa ou de seus pais, tanto é assim que ao levarem um cego de nascença para que fosse curado por Jesus, os discípulos perguntaram: "Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus", como está em Jo, 9, 1-3, já citado.
Se Jesus não estranhou a maneira como a pergunta lhe foi formulada, provavelmente por ser comum, na época, o conceito de que certas doenças podem ser causadas por faltas cometidas no passado, pela própria pessoa ou pelos seus familiares.

5 - O Esquecimento das Faltas Cometidas

Visando proteger as criaturas, o Supremo Poder e Sabedoria que rege o Universo, livrou-as da natural lembrança de suas vidas anteriores. Em verdade, seria uma pretensão muito grande para os seres humanos, espiritualmente imperfeitos, quererem saber tudo o que fizeram, mesmo que fosse apenas na última encarnação no planeta Terra. Talvez não pudessem suportar o peso das emoções causadas pelo conhecimento das faltas que teriam praticado, ou das injunções que teriam sofrido.
O importante para cada um não é lembrar-se do passado, mas saber o que pode ser feito na presente existência, partindo da situação em que se encontra, e dos recursos que dispõe para se aprimorar espiritualmente, baseando-se nos ensinamentos dos mestres e orientadores espirituais que lhe são enviados, através de diferentes correntes religiosas ou filosóficas.
O esquecimento é uma lei que pode ser observada pela própria pessoa, que é poupada da lembrança de fatos ocorridos não só em existências passadas, mas, também, de fatos normais da vida atual. E, embora sendo lembrados, suas impressões se mantém na memória cerebral durante a vida física, e passam automaticamente para a memória do perispírito, juntando-se à memória preexistente, de vidas anteriores.
Em verdade, as causas das doenças cármicas, bem como outras ocorrências de vidas anteriores, são geralmente esquecidas. Todavia, certos fatos, entre os quais podem estar os causadores de males cármicos, são muitas vezes vislumbrados através da intuição, da regressão da memória, da revelação ou pelo despertar de estados subliminares de consciência, como as preferências pessoais por certas profissões, ou pelas artes e aptidões inatas, que se manifestam desde a infância, bem como outras ocorrências, como o encontro de pessoas ou de situações que trazem ocultas reminiscências.
Seria como um secreto reconhecimento de que algo aconteceu, e que a pessoa está revivendo o que já viu ou já conheceu anteriormente, e que traz a emoção de um reencontro.

6 - Como Minorar os Males Cármicos

A melhor maneira de atuar em relação a possíveis males decorrentes de faltas do passado, consiste em manter continuamente pensamentos positivos, palavras e ações centradas no Bem, a fim de criar novas modalidades de carma que possam equilibrar possíveis aspectos negativos do carma preexistente.
E, se estiver marcado pelo sofrimento causado pelos males cármicos, o ser humano conta com a Misericórdia de Deus que lhe concede a oportunidade e encontrar o caminho para a saúde e para o seu quilíbrio espiritual, pela prática do Bem, pela prece, ela fé e pelo amor exemplificado pela caridade.
Jesus nunca condenou alguém por causa de faltas cometidas, mas deu esperanças aos que o procuravam portando doenças físicas ou males da alma, dizendo-lhes "Os teus pecados te são perdoados", como está em Lc 5, 20. E mesmo no instante de seu martírio, teve a serenidade para pedir.- "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". (Lc 23, 34)

A Lei do Carma tem duas atenuantes: a do merecimento da pessoa que tenha praticado boas ações, com saldo positivo em relação às faltas cometidas, diminuindo-lhe a extensão do sofrimento que pode corresponder-lhe; e a Misericórdia de Deus, que concede, aos seus filhos de boa vontade, novas oportunidades para realizar-se no caminho do Bem. Desse modo, a lei cármica, que pode explicar a existência de certas injúrias, doenças, sofrimentos, desigualdades sociais e as diferenças de oportunidades na vida de cada um, sem causa aparente, não deve ser considerada como inexorável e fatal, pelos pensadores cristãos, visto que os seus efeitos podem ser modificados ou atenuados pela Lei Maior da Misericórdia de Deus, pelo amor fraterno, pela fé, pela oração, pela prática de boas ações e pela caridade.
Confirmando essa afirmação, encontramos no Evangelho a maravilhosa mensagem de amor fraterno que lava todos os pecados, na palavra de Jesus ao receber Maria Madalena na casa de Simeão, o fariseu. No seu diálogo com o mesmo, referindo-se a ela, disse-lhe.- "Os seus muitos pecados, lhe são perdoados, porque muito amou". (Lc 7, 47) Sabendo-se que a caridade é a expressão maior do amor entre os homens, encontramos esse mesmo ensinamento na primeira epístola do apóstolo São Pedro, ao afirmar: "Tende ardente caridade uns para com com os outros, porque a caridade cobrirá a multidão dos pecados". (Pe 4, 8)
Vivemos num mundo de provações e dificuldades, provavelmente vinculadas a erros do passado, mas Deus nos abre um leque de oportunidades para romper ou modificar os aguilhões que nos prendem à dor e ao sofrimento, concedendo-nos a oportunidade de promover o nosso próprio aprimoramento, a nossa reforma íntima, a nossa cura espiritual pela vivência do amor fraterno, através da prática do bem.
O ser humano não nasceu para viver mergulhado em lamentações. E diante de dificuldades que o afligem, ou de males, reais ou imaginários, que o atormentam, deve encontrar forças no recôndito da alma e procurar enfrentá-los com otimismo e bom ânimo, reconhecendo que sua existência tem o significado de uma realização ascensional, de aprendizado e de realizações. As doenças cármicas constituem males que podem ser minorados e suas causas, mesmo desconhecidas, podem ser atenuadas pela utilização de recursos espirituais, cujas bases se encontram na prece, no bom ânimo para enfrentar as dificuldades, na prática do amor fraterno, na reforma íntima, na prática da caridade sem limitações.



7 - Modalidades de Sofrimentos Cármicos

Para Joanna de Ângelis, no livro Plenitude, página 30, 3° parágrafo: "Os sofrimentos humanos de natureza cármica podem apresentar-se sob dois aspectos que se complementam: provação e expiação. Ambos objetivam educar e reeducar, predispondo as criaturas ao inevitável crescimento íntimo, na busca da plenitude que as aguarda".
Deus, na sua infinita Misericórdia, dá, certamente, aos seus filhos, penas muito menores do que as merecidas, as quais não têm a finalidade de puni-los, mas proporcionar-lhes oportunidades de evolução espiritual. As provações manifestam-se sob diferentes modalidades de sofrimentos, de intensidade suportáveis, para que possam ser aceitos com disposição, sem queixas, sem revoltas, com o amor que vivifica as ações renovadoras da alma.
A condição de aceitar as provações, com disposição e bom ânimo, tem o sentido oculto do arrependimento que representa o primeiro passo para a regeneração das faltas, que, embora sejam desconhecidas, estão presentes e atuantes através do perispírito. A expiação tem o sentido da reparação de faltas mais graves, cometidas aos semelhantes ou premeditadamente a si mesmo, e que causam,na sua ação de retorno, sérios comprometimentos orgânicos, psíquicos ou sociais.
A expiação constitui uma prova mais difícil de enfrentar, e tem o mesmo significado de restituir ao ser humano o equilíbrio biopsíquico, espiritual e social. Muitas vezes, as consequências de certos desregramentos, como o dos vícios, ocorrem durante a própria existência e, por se ligarem ao perispírito, projetam-se à vida espiritual futura. Mesmo os vícios aparentemente inócuos, como o do cigarro, provocam malefícios físicos durante a presente existência que se projetam à vida espiritual, vinculados ao perispírito, que acompanha o espírito após o seu desligamento do corpo físico.
Além de provocarem sua ação danosa durante a vida, projetam-se na espiritualidade e podem comprometer, igualmente, uma possível existência futura em nova encarnação.

Vale lembrar, todavia, que o Espiritismo ensina que algumas modalidades de sofrimentos, aparentemente inexplicáveis, não têm vínculos cármicos. Podem ter sido escolhidos pelo próprio espírito antes do nascimento, como forma de elevar-se através da aceitação de dificuldades, com amor e coragem, a fim de constituir um estímulo para os semelhantes, como está em O Livro dos Espíritos, página 173, item 273, em que um Espírito pode querer reencarnar entre seres de pouca evolução para ajudá-los. "Em tal caso desempenha uma missão".
   
8- O Carma e as Leis Naturais

Embora aparentemente livre e independente espiritualmente, o ser humano tem sua vida vinculada, entre outras, às Leis do Amor, do Trabalho, da Evolução, da Reencarnação e do Carma. A Lei do Amor o identifica com os demais seres humanos, igualmente filhos do mesmo Pai, que distribui as benesses da vida para todos. A Lei do Trabalho ensina que o ser humano deve participar na realização de coisas úteis para si mesmo e para a vida, identificando-se como participante da obra da criação do Universo.
A Lei da Evolução mostra que o ser humano deve seguir sua trajetória ascensional, sem limitações, até a perfeição. Deve compreender, no entanto, que não pode evoluir se não se desvencilhar das amarras espirituais que o detém a um passo faltoso. A Lei da Reencarnação indica que o ser humano tem necessidade de renovações contínuas, através de renascimentos, como oportunidades para alcançar, progressivamente, graus mais elevados de evolução.
Através da bênção da reencarnação, o espírito encontra condições de erguer-se do passado com vistas para o futuro, que será de luz e de amor. A Lei do Carma orienta o ser humano no sentido da retificação de suas possíveis faltas, através de provações e expiações, a fim de encontrar o equilíbrio biopsíquico, espiritual e social.
Aceitando as tribulações da doença cármica, o ser humano assume, consciente ou inconscientemente, a realidade das consequências dos seus próprios atos que dependem, essencialmente, de sua própria vontade, do seu livre-arbítrio. E, se não tiver preparo ou não for orientado para encontrar a solução do seu problema, espiritualmente, terá de enfrentar o resgate de suas faltas através do próprio sofrimento.
A Lei do Carma trabalha favoravelmente com o ser humano, ensinando-o pelo sofrimento e pelas dificuldades o caminho para alcançar o seu aprimoramento espiritual, pelo controle das faltas que pode cometer aos seus semelhantes e a si mesmo. A Lei do Carma ensina ao ser humano que sua meta é a perfeição, à qual pode chegar pelo seu próprio esforço, como alma vivente, sintonizando-se com a prática do Bem, vencendo as dificuldades pelo trabalho e pelo amor.



9 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nenhuma pessoa está sujeita às ações arbitrárias do destino. Tudo o que o atinge, de bom ou de mal, ela deve atribuir a si mesma ou ao seu relacionamento familiar e coletivo, por sua própria responsabilidade. Ela mesma colocou, alguma vez, nesta vida ou em vidas passadas, as sementes para isso.
Os muitos sofrimentos humanos podem ter origem no passado. Hoje, cada um recebe apenas o que semeou nas suas muitas peregrinações terrenas, pois o que o ser humano semeia terá que colher, mais cedo ou mais tarde, segundo a Lei do Carma. A compreensão das doenças cármicas fundamenta-se no conhecimento de que as faltas cometidas acarretam sofrimento, como está em O Evangelho Segundo o Espiritismo, página 80, item 5, ao afirmar que "Não há falta alguma, por mais leve que seja, nenhuma infração da sua lei, que não acarrete forçosas e inevitáveis consequências, mais ou menos deploráveis".
As consequências das faltas cometidas podem ou não ocorrer na mesma existência, como está no mesmo livro citado, página 82, 3° parágrafo: "O homem nem sempre é punido, ou punido completamente na sua existência atual, mas não escapa nunca às consequências de suas faltas. A prosperidade do mau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã, ao passo que aquele que sofre está expiando o seu passado".
Cada ser vive a consciência que ele mesmo formou, através de suas vidas anteriores, porque as existências têm continuidade, e ninguém pode ter uma vida plena no presente se agiu mal na vida pregressa. Existem, na vida, inúmeros caminhos que podem ser seguidos, e cada um escolhe o que julgar melhor, de acordo com o seu entendimento e livre-arbítrio, cabendo-lhe, contudo, a inteira responsabilidade pelos seus atos. 

Todo ser humano tem, dentro de si, uma força em potencial que emana da alma e que se identifica com o Supremo Poder e Sabedoria do Universo, que é Deus, e tem a responsabilidade de realizar o seu próprio destino, o seu progresso material e espiritual, e promover a ajuda aos seus semelhantes. 

Nesta época de dificuldades para todos, em que os homens estão inteiramente voltados para os bens materiais e para os prazeres imediatos da vida, é oportuno lembrar que ele tem um modelo de perfeição moral, no Homem que habitou entre nós, e que nos deixou o exemplo dos seus ensinamentos e da sua própria vida.
E como ensina Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, página 298, item 625, Jesus é, para todos os seres humanos, o modelo de perfeição moral, afirmando: "Para o homem, Jesus constitui o tipo de perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o espírito divino o animava".
O ser humano tem um modelo de perfeição moral e, quando pratica boas ações, com amor, estabelece condições para viver em paz, com saúde e alegria, não só no presente mas também no futuro. Realizando a sua própria evolução, e colaborando para o aprimoramento dos seus semelhantes, adquire condições que o libertam de suas limitações cármicas, levando-o a desfrutar uma Vida plena, tendo como exemplo o nosso modelo de perfeição moral, que nos anima e nos congrega no caminho do Bem.

Dr. Roberto Brólio
Fonte:comunidadeespirita.com.br

A função das Borboletas


As borboletas constituem um importante grupo da família dos insetos e pertencem à ordem dos Lepidópteros, termo que significa literalmente “asas em escamas”. As escamas são coloridas e sobrepostas, formando desenhos intricados de rara beleza. As cores podem ser fortes, suaves, metálicas ou iridescentes, formadas por diferentes pigmentos e micro-texturas que, devido aos efeitos de refração e difração da luz incidente, conferem nuances das mais variadas tonalidades nas asas desse lindo animal. 
Como os insetos, têm o esqueleto por fora do corpo, chamado exoesqueleto, que não apenas forma a estrutura de suporte, mas também revestem todo o corpo do animal, impedindo a perda de água, protegendo-as da desidratação total e das pressões ambientais. 
Nas regiões tropicais, encontramos o maior número de espécies e as maiores e mais belas borboletas e mariposas, visto que o clima quente, a umidade e a grande variedade de plantas oferecem a elas condições ambientais favoráveis e alimento em abundância. 
As borboletas variam em tamanho desde as mais minúsculas com cerca de 3 milímetros de tamanho Phyllocnistis spp até as maiores com pouco mais de 30 centímetros Attacus Atlas ou a Ornithoptera alexandrae com 28 cm de uma extremidade a outra de suas asas. 




Ciclo de Vida 

A transformação da freqüentemente feia e bizarra lagarta em uma elegante borboleta é realmente um dos milagres executados pela Natureza. 

No ciclo de vida, ss borboletas processam uma metamorfose completa em quatro fases bem definidas e bastante distintas como ovos, larvas, crisálidas e adultas. 

Ovos - após o acasalamento, que pode durar até cerca de uma hora, a fêmea procura as plantas adequadas para a postura dos ovos. Nesta tarefa, conta com uma peculiar habilidade das patas, que pode sentir o sabor das folhas das plantas, a adequação nutritiva e a ausência de fitotoxinas, pois essas folhas serão parte do cardápio exclusivo das larvas. 

Não se sabe o número exato de ovos que uma fêmea pode depositar na parte superior das folhas das plantas escolhidas, mas a postura pode decorrer em algumas horas ou em muitos dias, e os ovos variam em tamanho, forma e coloração de acordo com a espécie. 

Larvas – ao chegar o momento de saírem dos ovos, os lepidópteros assumem uma forma larval, as conhecidas lagartas. Estas abrem caminho, comendo as cascas dos ovos em que estavam contidas, preparam uma espécie de ninho na parte inferior de alguma folha e de imediato começam a comer as partes vegetais da planta em que se encontram, cortando-as e mastigando-as com suas poderosas mandíbulas. Devido a um determinado hormônio que segregam, as lagartas não param de comer; algumas comem durante o dia inteiro, outras o fazem durante toda a noite.


Crisálidas – também denominadas pupas, é o estágio seguinte, quando a larva procura a parte inferior de uma folha ou um galho mais resistente onde possa se enrolar em uma espécie de capa protetora e se transformar por completo. Algumas mariposas, a partir de uma glândula próxima da boca, produzem uma teia de material salivar que em contato com o ar adquire consistência de fios muito resistentes. Tecidos em torno da pupa para aumentar sua proteção, essa capa é denominada casulo. Algumas espécies são cultivadas para que esses fios sejam utilizados na indústria têxtil, a produção da seda. Os fios de seda são os fios que compõem o casulo dessas mariposas. Desde a antiguidade, no Japão e China, a mariposa parda Bombyx mori (acima) é utilizada na indústria da seda que é uma fibra natural de proteína, composta de fibrina. A sericina é uma goma protéica responsável pela união das fibrinas que compõem os fios de seda. Os filamentos da seda são resistentes e podem ter comprimentos que variam entre 300 a 900 metros! A produção da seda, entretanto, envolve a aniquilação das crisálidas contidas nos casulos que são colocados, ainda vivas, em água quase fervente no processo de obtenção dos fios de seda, que depois de tingidos são utilizados na fabricação de tecidos.

Adultas – após a metamorfose completa, as borboletas adultas eclodem dos casulos e esperam horas, para que as asas úmidas e encolhidas endureçam para se adequarem ao vôo. A partir daí, iniciam a fase de acasalamento. Os machos são visto, com freqüência, rondando as fêmeas recém saídas da fase de crisálida, antes mesmo que elas possam adquirir a plena capacidade de voar. Após a fecundação, as fêmeas procuram depositar os ovos na parte superior das folhas de plantas hospedeiras adequadas ao desenvolvimento das lagartas. Para garantir a perpetuação da espécie, as borboletas são dotadas de extraordinária sensibilidade. Segundo experimentos, podem enxergar as cores com maior sensibilidade ao vermelho, verde e amarelo, e podem sentir o sabor das folhas com as patas, o que facilita na procura de folhas de plantas adequados à oviposição.


Alguns insetos têm um papel muito importante na natureza, pois além de se alimentarem ainda contribuem para a polinização de certas plantas.
As borboletas são seres polinizadores importantíssimos, pois sem elas teríamos graves prejuízos à flora e conseqüentemente a fauna, pois muitos animais se alimentam de espécies de plantas que são polinizadas por estes seres.Elas são atraídas pelo perfume das flores e também por roupas claras e com cores fortes, é importante não tocá-las, pois suas asas são muito frágeis, vivem em média de uma a duas semanas, período em que procuram se reproduzir.
Fonte:colegioweb.com.br