segunda-feira, 30 de julho de 2012

A origem do nosso Sol





COMO SURGIU O SOL 

O Sistema Solar surgiu a partir de uma Nebulosa (nuvem concentrada de
matéria interestelar) Protosolar, que era uma nuvem de gás e poeira em
rotação lenta onde através de condensação dessa nuvem surgiram os planetas,
luas e outros corpos celestes que passaram a girar em torno do Sol. A Lua
também se formou junto com os planetas, assim como eles e como o Sol, ela é
aproximadamente esférica. 

O Sol tem luz própria assim como todas as estrelas, os planetas não tem luz
própria e são iluminados pelo Sol, a Lua é como um planeta e também é
iluminada por ele. A Lua reflete a luz do Sol e é por isso que a vemos
brilhar à noite. 





A ORIGEM DO SOL 

Tudo começou com o Big Bang, uma grande explosão que deu origem ao Universo, formando milhões de galáxias e bilhões de corpos celestes.
A nossa galáxia, cujo o diâmetro é de 100 mil anos-luz, pertence com milhares de outras, a uma gigantesca nuvem achatada de galáxias, de diâmetro igual a cerca de 50 milhões de anos-luz. 

Uma galáxia típica contém bilhões de estrelas com as mais variadas idades, novas e velhas. O Sol é uma estrela razoavelmente velha, que ainda não atingiu o estágio final de evolução.
Num primeiro estágio ocorreu a construção gravitacional de uma tremenda nuvem constituída de partículas de hidrogênio, e em algum momento houve liberação suficiente de calor para iniciar a fusão de núcleos de hidrogênio e consequentemente liberação de energia. 




Um núcleo de Trítio e um de Deutério se fundem formando um núcleo de hélio liberando um neutron e certa quantidade de energia. A massa do hélio formada fica menor do que a massa dos núcleos que lhe deram origem, convertendo massa em energia no processo de fusão. Essa diminuição de massa, contrabalança a contração gravitacional. 

A energia liberada pelo Sol implica uma perda de massa diária de trilhões de toneladas. Parte dessa energia atinge a Terra sob forma de radiação eletromagnética, especialmente luz visível. 



Fonte:g7sol.pbworks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário