domingo, 28 de abril de 2013

O Rio Ganges





Em novembro de 2008, o governo da Índia decidiu declarar o rio Ganges como o rio Nacional da Índia.

O Ganga é mencionado no Rig-Veda, a primeira das escrituras hindus. Ele aparece na nadistuti, que enumera os rios de leste a oeste. Em RV 6.45.31, a palavra Ganga também é mencionada, mas não está claro se essa referência é para o rio.

Para os hindus, o Ganga não é apenas um rio, mas uma mãe, uma deusa, uma tradição, uma cultura e muito mais.

As antigas escrituras mencionam que a água do Ganges exerce as bênçãos do deus Vishnu's pés; daí Mãe Ganges também é conhecido como Vishnupadi, que significa "emanantes dos pés de Lotus do Senhor Supremo Sri Vishnu."
 

A mitologia indiana afirma que Ganga, filha de Himavan, o Rei das Montanhas, tinha o poder de purificar tudo o que tocou nela. Ganga fluiu a partir do céu e purificou o povo da Índia. 






Após a morte, os indianos muitas vezes levam os corpos de seus mortos para imergir no Ganga, a quem creditam ter o poder para purificar-los de seus pecados.

Alguns hindus também acreditam que a vida é incompleta sem banhares no Ganga pelo menos uma vez em sua vida. Muitas famílias hindus mantem um frasco de água do Ganga na sua casa. 
 
Isto é feito porque é importante para eles ter água do Santo Ganga em casa, e também para que se alguém está morrendo, essa pessoa possa beber a água.
 
 Muitos hindus acreditam que a água do Ganga pode purificar a alma das pessoas de todos os pecados passados, e que também podem curar o doente.
 
Alguns dos mais importantes festivais hindu e Congregação religiosa (culto) são celebrados nas margens do rio Ganga.
 
Situado às margens do rio Ganges, Varanasi é considerada por alguns como a maior cidade santa no Hinduísmo, tem centenas de templos ao longo das margens do Ganges, que muitas vezes se tornam alagadas durante as chuvas.
 
 
 
 
 
Esta cidade, especialmente ao longo das margens do Ganges, é um importante lugar de culto para os hindus, bem como um terreno para cremação.

Os muitos significados simbólicos do rio foram descritos por Jawaharlal Nehru, em sua descoberta da Índia:


O Ganges, acima de tudo é o rio da Índia, que já declarou da Índia coração cativeiro e chamou inúmero milhões para ele desde o início da história. 


A história do Ganges, desde a sua nascente até o mar, desde tempos antigos para os novos, é a história da civilização e da cultura da Índia, da ascensão e queda de impérios, de grande orgulho e cidades, das aventuras do homem ...
Fonte: http://planetadobem.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário