sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A Ilha de Malta



O complexo Templo subterrâneo de Tarxien,na ilha de Malta,é um dos maiores monumentos antigos da Europa.Quem o construiu e porque o fez?Qual a sua ligação com outros Santuários da ilha?Fará parte de uma cultura megalítica Europeia?

Em 1902 novas construções eram levadas a cbo em Paola,um subúrbio da capital da ilha de Malta,Valeta.Os operários que partiam a rocha para construírem reservatórios de água descobriram,de repente,a parte superior de uma grande câmara subterrânea.


Descendo ás entranhas da Terra,encontraram imensas cavernas interligadas que cotinham inúmeras ossadas humanas.Temendo possíveis atrasos os empreiteiros decidiram silenciar o achado até acabarem as construções e quando o achado veio a lume os estragos eram já imensos.

Em 1905 e 1911 o pai da arqueologia maltesa,Sir Themistocles Zammit,explorou o lugar de Paola e revelou ao Mundo a existência do Hipogeu(do grego,câmara subterrânea”)de Hal Saflieni,que consiste numa série de mais de 20 cavernas,umas naturais outras feitas pelo homem e interligadas.


Uma sequência principal,de grandes câmaras dispostas no sentido Norte-Sul,desembocava no extremo Sul,num Santuário onde uma fachada de m Templo escavado na rocha dava acesso a um Santuário interior.




Para um dos lados desta sequência de câmaras ficava o Oráculo.Uma estatueta da chamada Snhore Adormecida foi encontrada no Hipogeu,numa gruta votiva na qual eram lançadas ofertas em acção de graças tanto pelas consultas do Oráculo,como pela cura de qualquer doença.

A Senhora Adormecida,segundo alguns,é exemplo da prática da incubação;o acto de adormecer num Santuário na expectativa de sonhos proféticos ou de sonhos portadores da cura.

Muitas câmaras pequenas laterais dão entrada a inúmeras grutas e foi nelas que se encontrou a maior parte das ossadas.Embora possa ter servido para outros fins,o Hipogeu foi realmente um túmulo colectivo.Pertenceu em princípio á mesma tradição das câmaras funerárias da Sardanha,Itália,Sudeste de Espanha e Portugal.


Á semelhança das colinas-sepulturas megalitícas encontradas também em Portugal e Espanha,estas câmaras mortuárias do do Mediterrâneo Ocidental foram utilizadas na primeira metade do terceiro milénio a.C.,devendo portanto,ter sido construídas um tempo antes.


 
Mas o Hipoegeu de Malta difere daquilo que normalmente se denomina “construção megalitíca”,na qual as superfícies dos grandes blocos de pedra são sempre ásperas,nesta pelo contrário,as paredes eram cuidadosamente polidas.Quem fez isto e como?

Em Tarxien os habitantes adoravam uma Divindade representada por “Mulher Gorda”.Sacrificavam-lhe animais e possivelmente consultavam um Oráculo.Muitos estudiosos consideramesta Divindade como a personificação da Terra-Mãe,um culto antigo Mediterrânico.


Os Templos Malteses floresceram durante 800 anos,mas foram abandonados e os seus frequentadores desapareceram.A seca as pragas,a fome e as invasões contam-se entre as causas possíveis deste acontecimento.


Seja o que for que fez eclipsar esta civilização,quando os povos da Idade do Bronze chegaram a esta ilha,no terceiro milénio a.C.,encontraram-na vazia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário