Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Flor de Lótus e os seus significados





Flores de lótus são influentes em culturas ao redor do mundo desde os tempos antigos até a atualidade, desde o Egito e Índia antigos assim como por toda a Ásia. Elas foram associadas com a alma humana, deuses e deusas e apareceram em histórias e lendas. 

O significado de uma flor de lótus vai de pureza divina e iluminação, como no Budismo, prosperidade, como no Hinduísmo, e renascimento, na religião do Egito Antigo. Muitos dos significados antigos ainda estão em voga na atualidade.

No Egito Antigo:

Os egípcios usavam a flor de lótus para simbolizar o sol, o renascimento e também era símbolo do Alto Egito. Há três lendas sobre a criação que compartilham similaridades, nas quais o simbolismo da flor é expressado. Em uma das lendas, o sol nasce de uma flor de lótus que cresceu em uma inundação. A próxima lenda, originada de Heliopolis, fala que do oceano infinito de Nun, uma lótus cresceu junto a um monte de terra.

 A lótus floresceu e revelou o deus sol Aton. A terceira lenda, que sai de Hermopolis, difere-se da segunda lenda apenas por dizer que foi o deus Rá que saiu da lótus. Na escrita, a flor era usada para representar números. Uma lótus equivalia a 1.000, enquanto um caule com duas flores de lótus equivalia a 2.000.






No Budismo:

 No budismo, flores de lótus significavam pureza da fala, da mente e do corpo elevando-se das águas do desejo e do apego. A lótus é um dos oito símbolos auspiciosos. Cores diferentes de lótus são simbolicamente usadas para representar aspectos da perfeição. Há quatro cores, que são rosa, azul, vermelho e branco. 

Vermelho representa o coração - sua pureza, natureza original, compaixão, paixão, amor e outras qualidades. Branco simboliza perfeição espiritual e total pureza mental. Rosa representa o Buda e é a lótus suprema. Azul significa sabedoria, conhecimento e vitória sobre os sentidos.




No Hinduísmo:

As lótus no hinduísmo simbolizam prosperidade, beleza, fertilidade, eternidade e juventude sem fim. Como no budismo, também significa pureza e divindade. Uma lótus também é utilizada analogicamente para demonstrar qual deve ser o estilo de vida das pessoas.


 O Bhagavad Gita no capítulo 5, verso 1, mostra precisamente isto, com a citação: "Alguém que cumpre com seu dever sem apego, rendendo os resultados ao senhor supremo, não é afetado por ações pecaminosas, como a pétala da lótus é intocada pela água." Flores de lótus também usadas para representar chakras, ou os centros de energia do corpo.

Escrito por joan reinbold | Traduzido por isadora f. carvalho
 
Leia mais na Fonte:www.ehow.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...