Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

As Montanhas Douradas de Altai




A Cordilheira de Altai, Montanhas Altaicas ou Maciço de Altai, é uma cordilheira da Ásia Central, que ocupa territórios da Rússia, China, Mongólia e Cazaquistão. No Altai nascem os rios Irtysh, Obi e Ienissei
O término noroeste da cordilheira, mais elevado e nevado no Pico Belucka e seus 4.506 metros, na fronteira entre a Rússia e o Casaquistão onde se funde com as Montanhas de Sayana  e estende-se sentido sudeste, seguindo a fronteira China-Mongólia.
O nome, do turco Alytau ou Altay, significa Montanhas de Ouro. A cordilheira é também conhecida como Ek-tagh.
O conjunto natural montanhoso encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade com o título Montanhas Douradas do Altai.

Linguas Altaicas
A família das línguas altaicas é uma família linguística ainda mal-atestada, incluindo 66 idiomas e falada por um número entre 348 e 558 milhões de habitantes, concentrados na Ásia Central. A existência de um idioma proto-altaico que teria originado os demais idiomas está ainda em discussão entre os linguistas.
Mesmo os idiomas que pertenceriam a esta família nem sempre são consensuais entre os linguistas. Alguns acreditam que essa família se originou por convergência  ou seja, idiomas de origem diferentes que se aproximaram por contato mútuo. Outros ainda acreditam que os idiomas altaicos têm origem comum a outras super-famílias, como a uralo-altaica e a indo-europeia. O nome provém da cadeia de montanhas de Altai.
Na versão mais restrita, são considerados pertencentes à família altaica as línguas turcomanas (como o turco, o cazaque e o azeri), aslínguas mongólicas (como o mongol) e as línguas tungúsicas, faladas no nordeste da China e sudeste da Rússia. Muitos linguistas ainda incluem entre estas o coreano e as línguas japônicas (como o japonês), como prováveis línguas altaicas altamente divergentes ou como parentes do proto-altaico. Alguns linguistas ainda incluem o ainu, atualmente em processo de extinção.

Xamanismo
De particular interesse é o exemplo de habitação de um xamã Evenki e espaço ritual, incluindo, galerias de esculturas em madeira retratando animais espirituais, pássaros e peixes. Esta estrutura cônica, a tenda de um xamã, é chamado de yarnga e é feito de cascas e peles. 
A casca da árvore é atado em torno dos pólos de estilo tipi. Yarngas apresentam uma lareira central, onde a fumaça sobe e escapa por um buraco na pele e para fora do topo da habitação. Em primeiro plano são as placas pique usados ​​como supportsin espaço do xamã. Abaixo estão Evenki figuras esculpidas em madeira ancestrais.
A palavra (xamã) vem da língua do Evenk … Foi usado pela primeira vez apenas para designar um especialista religioso desta região. Até o início do século 20, ele já estava sendo aplicada na América do Norte para uma ampla gama de curandeiros  enquanto que alguns praticantes da Nova Era hoje usam a palavra amplamente para as pessoas que são pensados ​​para ser, em qualquer tipo de contato com os espíritos.
A alma do xamã siberiano é dito ser capaz de deixar o corpo e viajar para outras partes do cosmos, particularmente para um mundo superior no céu e um subterrâneo mundo inferior. Esta capacidade é tradicionalmente encontrados em algumas partes do mundo e não nos outros e nos permite falar de sociedades claramente xamânicas e cultura.

Totems Evenki apresentam vários tipos de aves montados em postes de 15-20 pés delgados. Estes totems, em conjunto com as placas de alces, logs pique, figuras ancestrais e tenda ou yarnga do xamã estão dispostas no museu em uma planta tradicional sugestivo de propriedades xamânicas.
Ou seja, o espaço dispõe de tanto simetria e representações dos mundos superiores, terrestres e submarinas. O mundo superior está presente nos totems de aves e o mundo terrestre está presente no yarga e as placas dos alces.
 O submundo, assim como o mundo subaquático são representados pelos troncos de árvores desenraizadas utilizados na escultura (trazendo o submundo até o terrestre) e as placas de pique que significam o reino sob a água. Esses itens são organizados em torno da tenda do xamã, de modo a torná-lar do xamã a característica central do espaço ritual.
Como aqueles de Yakutia, os xamãs Evenki eram conhecidos por ser extremamente poderoso. Tradicionalmente, os xamãs ou herdavam seus poderes ou eram selecionados pelos espíritos. 

Eles identificam se metafisicamente com todas as coisas, sejam elas árvores, rochas, água, fogo ou os animais que forneciam alimentos, roupas e abrigo. Enquanto em transe, um xamã poderia fazer uma viagem ao mundo superior para convencer o mestre do jogo para liberar os animais para os caçadores. Os espíritos dos animais mortos foram pacificadas pelo xamã para proteger a família de um caçador de vingança.

Os Xamãs também foram bastante hábeis em mediação de conflitos entre humanos e espíritos. Eles protegiam as pessoas dos inimigos, espíritos malignos, doença, má sorte e fome. Tambores, cantos, danças, sacrifícios e rituais específicos eram suas ferramentas. Estes também atuou como veículos para a comunicação com os antepassados ​​falecidos, especialmente no momento da morte.
Enquanto em  alguns rituais como prever o futuro ou à procura de uma rena perdida , foram realizados em um amigo comum, os rituais mais complicados foram realizados em tenda de um xamã especial, que tinha fortes ligações com o inferior, médio e mundos superiores através da lareira, uma árvore de larício , e efígies . Simbolicamente, o lar era visto como o início da vida – o mundo inferior – a casa da amante do fogo e do renascimento.
 O lariço foi colocado no centro da tenda , as suas raízes no coração , e os seus ramos se estendem através da abertura superior da tenda para o mundo superior. Os xamãs usaram o lariço como uma escada para subir em direção ao mundo superior, enquanto seus ajudantes espirituais descansou em ramos da árvore. O bem-estar eo destino das pessoas , o grupo , eo xamã estavam relacionados com o larício . 
 

Alma animal externo do xamã e as almas de cada membro do grupo residia na árvore. Ao bater um tambor que tinha uma borda larício, o xamã permitiu a alma animal para entrar o seu corpo , e mandou os ajudantes espirituais para o submundo para verificar as condições antes de fazer a viagem. Esta alma exterior foi fundamental para as viagens do xamã dentro do mundo do meio – o mundo dos humanos . Dizia-se que : ” Se a árvore morre , o xamã morre. “
A tenda do xamã é cuidadosamente protegida dos maus espíritos e xamãs hostis. Duas figuras de madeira, representando espíritos ancestrais do xamã, são colocados na entrada da tenda, e dois grandes blocos de madeira, simbolizando enguias, são colocados à vista da tenda para afugentar espíritos ou engolir prejudiciais submundo que entram no mundo do meio. Dentro da tenda do xamã, efígies de madeira de alces, renas, salmão e outros animais espíritos são dispostos  em locais estratégicos para prender qualquer espíritos malignos que conseguirem passar pelas outras barreiras de proteção.
Todos esses rituais xamânicos e crenças ajudaram os povos indígenas a preservar sua identidade e sua forte ligação espiritual com o meio ambiente, os fenômenos naturais, como animais, rios, tempo, estrelas e outros elementos do universo, bem como com os seus antepassados​​, cuja orientação e aconselhamento foram fundamentais para a sua sobrevivência.
 Por mais de 200 anos, as atividades xamânicas foram proibidos, pela primeira vez pelos czares e, posteriormente, pelo regime soviético. Infelizmente, naqueles dias, os xamãs indígenas foram reprimidos ou mortos, suas mercadorias confiscadas. No entanto, apesar dessa opressão, o xamanismo persistiu nas regiões mais remotas. Hoje, ele está desfrutando um renascimento e está mais uma vez sendo praticado abertamente.
  Fonte:http://lvsitania.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...