Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Importancia dos Insetos na Natureza






Deus não criou nada sem ter uma finalidade!!!!


Os insetos formam a maior classe existente do Reino Animal, são mais de 800 mil espécies de insetos conhecidos e catalogados, espalhados por todo o planeta terra, desde os tropicos até os hemisférios polares, adaptando-se as mais diversas formas de vida conforme sua espécie, sendo que cada uma delas exerce uma função no meio ambiente onde está inserida.


Características dos Insetos

A palavra “insetos” é derivada do latim é pode ser traduzida como segmentado, animale insectum – animal segmentado. Assim, no seu nome está explicita umas das principais caracteristicas dos insetos, seu corpo segmentado, ou seja, o corpo dos insetos são compostos diferentes partes articuladas entre sí, como anéis, e mesmo que apresentem uma grande diversidade de tamanhos e no seu aspecto geral, são formados de cabeça, torax e abdomen, 3 pares de patas e de mandíbulas e 1 par de antenas, porém não são todos os que possuem asas. 

A maior parte das espécies de insetos chega a maturidade através de um processo de metamorfose, como por exemplo a borboleta que passa pela chamada metamnorfose completa, se transformando de ovo, em lagarta, em pupa para finalmente se transformar em borboleta adulta. Outras espécies ainda passam pelo processo de metamorfose incompleta. Os insetos pertencem a classe de animais invertebrados e possuem exoesqueleto quitinoso. A entomologia é o estudo dos insetos, pois Éntomos em grego antigo significa insetos, que na sua origem significa dividido cortado, sempre fazendo referencia ao corpo dos insetos serem divididos em segmentos.




O Papel dos Insetos

A classe dos insetos é considerada pela maioria das pessoas como “daninhas” ou como “pragas”, mas na realidade a maioria das espécies de insetos, cerca de 98%, não se enquadram neste contexto, e são, ao contrário, peças importantes de um delicado e intrincado sistema que garante o equilíbrio biológico de forma natural, e quando o homem interfere nesse sistema com o uso de inseticidas e através de outras ações, acarreta na maioria das vezes o desequilíbrio desses micro-sistemas, podendo resultar no surgimento de pragas. Sabedores da importância dos insertos no equilíbrio ambiental, cada vez mais os cientistas desenvolvem pesquisas buscando métodos eficientes de biocontrole, ou seja, formas de controlar o aparecimento dos insetos que podem ser prejudiciais ao homem utilizando de métodos naturais de forma que não atinjam o equilíbrio desse delicado sistema, que atinge 
diretamente outras classes de animais, pois os insetos fazem parte da cadeia alimentar de muitos outras espécies como aves, répteis, etc. 





Os insetos que causam prejuízos as plantações, transmitem doenças ou incomodam o homem chamam muito atenção sobre essa classe, mas a maioria dos animais tem funções importantes na polinização das plantas, e a diminuição da população desses animais pode causar sérios problemas ambientais e para a agricultura mundial. Outros insetos são responsáveis pela produção de substâncias úteis ao homem, como cera, mel, seda, laca, etc., existem também insetos que são utilizados na alimentação humana.
Enfim, a existência dos insetos, assim como tudo mais que compõem a natureza fazem parte de um conjunto perfeito e harmônico, e a intervenção do homem pode causar desequilíbrio trazendo conseqüências desastrosas para o equilíbrio da vida no planeta.
 Fonte:culturamix.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...