Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A Lenda da Flor de Laranjeira


A flor de laranjeira alva e perfumada, significa pureza, virgindade, noivado e casamento. Antigamente as noivas usavam grinaldas de flores-de-laranjeira, e nos nossos dias incluiem frequentemente essas flores no bouquet do ‘grande dia’.

O oléo de Bergamota extraído da flor de laranjeira (Citrus aurantium var. amara ou Bergamia) é muito usado em perfumaria, e, segundo a aromaterapia, com os benefícios seguintes:

A nivel mental/emocional - ajuda a normalizar distúrbios alimentares, sendo por isso útil em casos de anorexia e bulimia. Tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso, podendo ajudar em casos de ansiedade, depressão e tristeza, elevando o estado de espítiro em geral. Muito útil em casos de exaustão, em consequência de tensão prolongada ou para quem esteja a convalescer de problemas psicológicos ou físicos.
Como cheira? O aroma é fresco e citríco (muito agradável, relaxante, sobretudo no calor do Verão).
 
 
 
Lenda da Rapariga das Laranjas (Açores)

« Segundo a lenda, a rapariga era uma jovem que vivia perdida na solidão, no temor e nos sonhos. No seu imaginário, passava os dias à espera de um dia reencontrar o seu querido príncipe encantado, que as adversidades da vida um dia levaram para longe de si.

Dada a sua tristeza, os deuses compadeceram-se dela e levaram-na a que fosse consultar um oráculo no sentido de proceder à procura de conselho e ajuda. Levada pelas intenções divinas, ela assim fez. Durante a sua consulta ao oráculo, a sibila, com a sua sapiência, ternura e simpatia, arrancou-a ao seumarasmo e levo-a para outro lugar, para um sítio mais bonito e luminoso, onde a Menina das Laranjas poderia ser de novo erguida como do nada fosse, com o nascer de uma obra de arte.

Depois de ter saído do marasmo em que se encontrava, a Rapariga das Laranjas percebeu que nenhuma das portas que a assombravam, que a rodeavam e que julgara fechadas para sempre, tinham qualquer fechadura. As portas abriam-se simplesmente à sua aproximação.
 
 
Pôs-se a deambular pelos caminhos que se encontravam por detrás das portas, até que ao chegar-se a uma dessas portas encontrou caída no chão uma bela laranja coberta de ouro. Admirada, juntou a laranja para não mais a largar, de tal modo ficou maravilhada com o fruto. Desse esse dia para a frente, a Rapariga das Laranjas nunca mais parou de procurar o laranjal mencionado pela sibila durante a consulta ao oráculo que lhe revelara existir um esplêndido laranjal, local de onde teria vindo a laranja que encontrara.

A Rapariga das Laranjas deu início a um longo caminho na tentativa de encontrar o laranjal, que era tido por ser o mais sublime e paradisíaco lugar que alguma vez sequer imaginara ou sonhara encontrar. Quando finalmente o encontrou, sentiu-se livre e segura, da laranja de ouro que sempre conservara na mão imanou uma luz que lhe permitiu ver a presença subtil do seu amado príncipe que há muito se ausentara. Pode de novo e finalmente voltar a acreditar no amor.» 
 
(Fonte: Wikipedia.pt)http://aromas-naturais.blogspot.com.br

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...