Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

sábado, 16 de abril de 2011

Mundo Antigo:a ilha de Creta



Na ilha de Creta, existiu uma das mais brilhantes civilizações da antigüidade. É difícil reconstruir sua história, porque faltam documentos escritos. Restaram vestígios de palácios, túmulos, estátuas, vasos e outros objetos. Arqueólogos encontraram placas que, decifradas, continham apenas nomes de sacerdotes e funcionários.
Os gregos transmitiram relatos sobre aspectos da história cretense, como o caso da lenda do Minotauro, monstro que vivia num labirinto do palácio de Cnossos e foi morto pelo ateniense Teseu. Interpretando-se a lenda, conclui-se que Cnossos, principal cidade de Creta, foi destruída pelos Aqueus vindos da Grécia, por volta de 1.400 a.C., no auge de sua civilização, sob o reinado do rei Minos.


 Os povoadores de Creta eram provavelmente arianos procedentes da Ásia Menor. Outros levantam a hipótese de que fossem mediterrâneos, por serem baixos e morenos, nada parecidos com arianos ou semitas. Uma reconstituição permite relacionar essas etapas e acontecimentos:3.000 a 2.000 a.C. - Surgem vilarejos; os habitantes trabalham metais e comercializam com Egito e Ilhas Cíclades, no Mar Egeu.
2.000 a 1.750 a.C. - Cnossos e Faístos destacam-se e constroem grandes palácios. Uma catástrofe (grande terremoto, invasão ou mesmo revolução) ocorrem em 1.750 a.C.
1.700 a.C. - A reconstrução. O rei de Cnossos impõe-se sobre a ilha. Os cretenses fundam entrepostos comerciais em todo o Egeu.
1.400 a.C. - Cnossos foi destruída talvez por uma invasão dos Aqueus, vindos da Grécia.
Cultivavam cereais, vinhas e oliveiras. Habilidosos no trabalho com metais e cerâmicas, seus vasos eram vendidos em todo o Mediterrâneo Oriental.


Apontados como os fundadores do primeiro império marítimo, construíram navios de até 20 metros de comprimento. Vendiam azeite e vinho, artigos de bronze e estofos. Importavam minérios, marfim e perfume. Monopolizavam o comércio no Mar Egeu e conseguiram dos faraós a exclusividade no transporte do cedro do Líbano para o Egito.
Sua principal divindade era a "Grande Mãe", protetora da terra e da fertilidade, representada por uma pomba e uma serpente. Não construíram templos e celebravam seus cultos em lugares elevados, cavernas e capelas dos palácios.
Fonte:algosobre.com.br

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...