Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Os Unicórnios



O unicórnio é um animal fabuloso que se representa como um cervo branco com crina e um corno em espiral na testa, crendo-se que a raiz da criação deste ser mitológico possa ter sido originada pela interpretação de relatos sobre o rinoceronte indiano. Muito difundido na simbologia da Antiguidade e da Idade Média, conhecem-se, no entanto, escritos sobre este animal muito mais antigos, alguns dos quais remontam o século IV a. C., como os do historiador grego Ctésias.
É símbolo do espírito da vida, sendo por conseguinte, na religião católica cristã, alegoria tanto do Espírito Santo como de Jesus Cristo. 





Contudo, também lhe foram atribuídos valores negativos, relacionados com o obscurantismo, o irracional e aquilo que é demoníaco, assim como uma função de concordância entre princípios opostos, como o masculino e o feminino. Segundo a tradição, o corno do unicórnio é um antídoto muito eficaz contra os venenos, sendo esta uma das razões que fundamenta a conceção do unicórnio como um animal representativo da pureza. Diga-se contudo que a substância que realmente se usava como antídoto era a proveniente de um mamífero marinho do Atlântico Norte (Monodon monoceros), muito popular nas zonas da Groenlândia e da Islândia. Por ser associado ao imaculado, aparece muitas vezes a acompanhar donzelas em representações diversas, sendo uma das mais conhecidas o conjunto das tapeçarias ditas "do Unicórnio" que se encontra no Museu de Cluny em Paris. 




 Outra das razões de aparecer ao lado de uma mulher jovem é o de representar a masculinidade (cujo símbolo mais evidente é o corno, de forma fálica) e o conjunto aludir à união dos princípios masculino e feminino. Aliás, o corno do rinoceronte (animal que, como acima foi dito, se identificou com o unicórnio) considerou-se em tempos um potenciador sexual muito eficaz. A lenda que rodeia este animal conta igualmente que apenas poderá ser capturado com a ajuda de uma virgem, dado o seu estado de pureza.
Na iconografia alquímica, o metal representado pelo unicórnio é o mercúrio, que deve ser conjugado com o sulfúrio (este sob a forma de leão), pelo que é comum a aparição destes dois animais em simultâneo para a ilustração desta união.
fonte:infopedia.pt

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...