O Festival de Wesak deriva seu nome a partir do mês do calendário lunar indiano em que ela ocorre - Wesakou Vesak (é uma palavra em Sinhalese, língua do Sri Lanka); tem origem no sânscrito Vaisakha; e corresponde a abril/maio do nosso calendário ocidental, e, refere-se a festa de Ano Novo budista, que comemora o nascimento, a iluminação e a parinirvana a ascensão" (o nirvana final após a passagem de Buda, depois que ele não precisa mais renascer).
Alguns festejam O Festival de Wesak na lua cheia de maio, mas nem sempre ela estará em Touro. A Grande Fraternidade Branca tradicionalmente celebra Wesak durante o Sol em Touro e a lua cheia em Escorpião, e neste ano de 2010, isso ocorreu em 28 de abril.
Em 2011, ocorreu em 17/05; em 2012, no dia 06/05; em 2013, dia 25/04.
O festival de Wesak é o momento em que Gautama Buda aparece sobre um Vale no Himalaia para dar a sua bênção anual a seus devotos no Oriente e aos iniciados da Grande Fraternidade Branca em todo o mundo.
Como a chama de Gautama engloba a Terra, toda a vida recebe a Sua bênção; incluindo os anjos, os elementais, e as almas no caminho da cristandade individual. Gautama dirige-se a seus discípulos em todo o mundo, contatando-os em diversos níveis de suas consciências em evolução, e abençoando a toda a vida
Em memória a natureza compassiva do Buda; budistas consagram este dia para entoar orações e mantras, celebrar o dia com serviços devocionais e atos de bondade; seguir procissões e cerimônias sagradas; realizar atos de compaixão em honra ao Buda, levando alimentos e ajuda aos monges, e, liberando aves de cativeiros.
Alguns dizem que o Buda é visto fisicamente por alguns adeptos e devotos enquanto ele ministra a sua inundação "de bênçãos" para a Terra. É também o momento para o sacrifício de elementos da natureza inferior do ser, para que a natureza superior de Deus possa descer ao templo do devoto.
Como o calendário lunar difere, de uma região do mundo para outra, este festival pode ser realizado em datas diferentes, dependendo do lugar onde se realize; levando sempre em consideração a lua cheia de maio, em escorpião.
Fonte: grandefraternidadebranca.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário