Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

domingo, 8 de março de 2015

Alfred Sinnett


O nome de Alfred Percy Sinnett (1840-1921) sempre  sera homenageado nos anais da Teosofia. Ele, junto com Mme HP Blavatsky e Olcott, suportaram o peso da oposição que era inevitável quando a Teosofia foi exposta pela primeira vez no século XIX. 

 Para o Sr. Sinnett sempre pertencerá a honra de ter dado ao mundo ocidental, em seu Budismo Esotérico, o primeiro esboço do que a Sabedoria Antiga ensinou sobre a Divindade, Natureza e do Homem.
  
Foi Vice-Presidente da Sociedade Teosófica entre 1880-1888, 1895-1907, 1911-1921, e Presidente Interino do TS por quatro meses em 1907, logo após a morte do coronel Olcott.
 
Primeiros Dias:

 
Alfred Percy Sinnett nasceu em 18 de Janeiro 1840, em Inglaterra, e foi educado na escola da Universidade de Londres. Em 1859, tornou-se assistente do sub-editor do jornal londrino The Globe. Depois seguiu-se alguns anos como sub-editor e co-escritor em vários jornais de Londres, antes de ir para a China em 1865 para ser editor do Hong Kong Daily Press. Depois de três anos, ele voltou para Londres e se tornou um escritor de peso para o padrão. Em 1872 ele voltou para o Oriente, mas desta vez ja detinha uma posição de grande influência como editor do The Pioneer, um dos principais jornais Inglês publicados a partir de Allahabad, na Índia.

 
Ele era um homem de interesses amplos e um diálogo aberto, mente curiosa, além de ser um bom jornalista. Em todos os seus escritos, ele apelou para o intelecto de seus leitores e tinha um grande poder de mobilizar idéias. Pelo seu  temperamento, ele foi atraído para a ciência, e, por ser um estudioso da química, tinha um laboratório de sua autoria. Sir William Crookes e do Sr. Sinnett eram velhos amigos e tinham muitos interesses em comum.  




Encontro dos Fundadores da A Sociedade Teosófica


  Ja no fim de seus dias, fenômenos ocultos e psiquismo de cada espécie tinha para o Sr. Sinnett uma grande atração. Qualquer pessoa com algum tipo de dom psíquico tinha com certeza uma recepção cordial dele. Ele próprio possuía o dom do hipnotismo. Ele ficou interessado na filosofia exposta pelo coronel Olcott e Madame HP Blavatsky, e estava curioso sobre alguns dos acontecimentos marcantes que sempre pareciam estar ocorrendo sempre que HPB estava presente.

Em 25 de Fevereiro de 1879, nove dias depois do desembarque de Mme Blavatsky e Olcott em Bombaim, na Índia, o Sr. Sinnett escreveu ao Presidente-Fundador expressando seu desejo de se familiarizar com eles, e sua vontade de publicar qualquer informação que eles gostariam de dar sobre a sua missão na Índia. Eles foram muito encorajados por esta carta, e uma correspondência rápida se seguiu, culminando em dezembro daquele ano em uma visita dos Fundadores ao Sr. e a Sra Sinnett em sua casa em Allahabad. 

  Os Sinnett entraram para a Sociedade Teosófica em 26 de dezembro 1879 e os Fundadores conheceram outros visitantes influentes que estavam a falar sobre alguma parte nos assuntos da sociedade, tais como o Sr. A.O. Hume.
  
No ano seguinte, 1880, os fundadores visitaram os Sinnett em sua casa de verão em Simla, a capital de verão da Índia. Foi durante essa visita que a maioria dos fenômenos de modo totalmente descrito no Mundo Oculto ocorreram. A pouco mais de um ano depois Sinnett ficou com Mme Blavatsky por alguns dias com os então membros na sede da Sociedade para Candy Breach, Bombay. Não era até o início de 1883 que o seu livro que marcou época, Budismo Esotérico foi publicado, mas por um longo tempo antes que ele tinha sido em correspondência frequente com os Mahatmas, pois o livro é inteiramente baseado na informação contida na grande massa de cartas recebidas a partir deles. C.W Leadbeater escreve sobre o efeito que esses dois livros tiveram:
 
"Em 1881, o Sr. Sinnett assustou os círculos literários de Londres pela publicação de O Mundo Oculto. . . Era um livro de um homem cuja posição aval era para ele - um livro curto, definido e direto ao ponto.

 
É verdade, ele contou uma história surpreendente - uma história para o homem comum do mundo todo, mas incrível, embora estranhamente atraente; mas disse que, da maneira mais simples e transparente verdadeira, de modo que para muitos de nós, apesar de sua novidade esmagadora carregava convicção sobre sua própria face. E quando, pouco depois, foi seguido pela declaração mais completa da verdade, clara e fundamentada, compreensível, contida no Budismo Esotérico, não é exagero dizer que milhares de almas. . . 



 foram agitadas em reconhecimento imediato e encantadas de um conhecimento que tinha sido deles há muito tempo em outros órgãos e sob outros céus. . . . Tive uma vez nos primeiros dias o privilégio de ajudar o Sr. Sinnett em responder a algumas dessa enorme massa de correspondência que desceu sobre ele a partir de todas as partes do mundo civilizado em conseqüência desses livros. . . ' 

Foi em Simla que ocorreram os fatos que provocaram finalmente as cartas publicadas no The Mahatma Letters para AP Sinnett. HPB realizando alguns fenômenos surpreendentes que ela atribuía ao Mahatmas com quem ela estava em contato mais ou menos constante psíquicamente. Sr. Sinnett estava convencido da autenticidade desses fenômenos, e, em seu livro O Mundo Oculto ele estava fazendo um grande esforço para sublinhar a sua autenticidade.
 
Ele também era de um grau prático e científico da mente, e quis saber mais sobre as leis que regiam essas manifestações. Especificamente, ele desejava saber sobre esses seres poderosos a quem HPB chamava de 'Mestres' e que ela alegou foram responsáveis ​​pelos fenômenos. Ele perguntou-lhe se seria possível para ele entrar em contato com eles e receber instruções deles. Sinnett dirigiu uma carta "Para o irmão desconhecido 'e deu a HPB para transmitir. Por uma questão de fato, ele estava tão ansioso para defender o seu caso de forma convincente que ele escreveu uma segunda carta antes que ele recebesse uma resposta para a primeira.


  A correspondência com eles, assim, começou em outubro e continuou por cerca de quatro anos, até que ele teve instrução suficiente em Ciência Oculta para capacitá-lo para delinear uma filosofia que seguisse os ensinamentos antigos encontrados nas escrituras mais profundas do mundo. As cartas que recebeu foram finalmente publicadas como The Mahatma Letters para AP Sinnett. Este volume demonstra a capacidade do Sr. Sinnett para organizar os ensinamentos fragmentários dadas a ele em uma doutrina sintética. Ele mesmo vivia em grande parte tateando no escuro, e embora a maioria de suas perguntas fossem respondidas, na primeira ele pouco sabia o que perguntar. No entanto, ele agarrou contornos claramente e os expôs com entusiasmo. 

 Sinnett foi o primeiro romancista Teosófico; logo após Budismo Esotérico, apareceu seu romance, Karma, que entrou em várias edições e romances também um segundo menos conhecido, United. Ele também produziu uma peça de teatro em Londres, sobre o tema da dupla personalidade, intitulado "Casamento by Degrees".
 

É interessante notar que cada um dos dois ingleses que tiveram o privilégio de instrução dos Mestres nos primeiros dias, AP Sinnett e AO Hume, canalizaram sua influência em seu próprio caminho. Essa influência destinada a um duplo resultado: o despertar do Ocidente para a Teosofia, e o despertar da Índia para a vida nacional. Sinnett não se sentia atraído para trabalhar para a Índia, mas atirou-se de corpo e alma em propaganda Teosófica.

  Hume, por outro lado, logo perdeu o interesse na Teosofia, mas tornou-se inspirado a trabalhar para a Índia e patrocinar o Congresso Nacional Indiano. As Cartas dos Mahatmas para AP Sinnett e As Cartas de HP Blavatsky para AP Sinnett, são dois volumes editados por A. Trevor Barker, e sobrevivem - entre os mais importantes dos muitos excelentes livros que foram escritos em apoio ao Movimento Teosófica.



Em novembro de 1882 o Sr. Sinnett foi avisado de que os proprietários da Pioneer já não precisavam de seus serviços como Editor, por conta de sua ligação com os teosofistas e suas inclinações pró-indígenas desde que ele tinha entrado em contato com eles.

De volta a Londres
 
No início de 1883, ele retornou a Londres da Índia, e logo sua casa tornou-se o centro do movimento Teosófico na Inglaterra até 1887, quando HPB estabeleceu-se em Londres. Sinnett escreveu, além de seus dois trabalhos que marcaram época mencionado anteriormente, o crescimento da Alma, uma sequela digna de Budismo Esotérico, e também a razão de Mesmerism, ocultos Ensaios e mistérios da natureza. Várias das Transações bem conhecidas do London Lodge são de sua pena. CW Leadbeater pagou um tributo a Sinnett da seguinte forma:

 
Enquanto a luz feliz da Teosofia brilha através dos tempos que ainda estão por vir, desde que Madame Blavatsky é reverenciada como o porta-voz dos Mestres da Sabedoria, contanto também o nome de Alfred Percy Sinnett sera lembrado como um dos seus primeiros tenentes - como o homem através de cujos escritos que a luz brilhou sobre o mundo ocidental.  


Fonte: www.ts-adyar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...