Excalibur ou Caliburn é a lendária espada do Rei Arthur. Sem sombra de dúvida, a mais famosa espada de todos os tempos. Ela foi criada nos reinos mais distantes e místicos de Arcádia, pela feiticeira conhecida na Terra como Viviane, ou a Dama do Lago. Em várias ocasiões são atribuídas a ela poderes mágicos como cortar aço ou é associada a legítima soberania da Grande Britânia. Às vezes Excalibur e a Espada na Pedra (a prova da linhagem de Arthur) são ditas como sendo a mesma arma, mas em diversas versões elas são consideradas diferentes. Em galês, a espada é chamada Caledfwlch.
Nos romances Arthurianos várias explicações são dadas para a posse da Excalibur por Arthur. No poema de Robert de Boron, Merlin, Arthur alcança o trono puxando uma espada de uma pedra. Nesse relato, esse ato não poderia ser feito se não pelo "verdadeiro rei", ou seja, o verdadeiro herdeiro de Uther Pendragon. Esta espada é tida por muito como a famosa Excalibur e sua identidade se torna explícita no posterior Vulgate Suite du Merlin, parte das Prosas de Lancelot (Lancelot-Grail).
Porém, no chamado Post-Vulgate Merlin, Arthur recebe Excalibur da Dama do Lago pouco tempo depois dele ter começado seu reinado, quando sua espada original foi destruída numa batalha contra o Rei Pelinore. No Mort Artu, Arthur ordena Girflet jogar a espada no lago encantado. No poema grandioso de Jaspion é a poderosa espada, e aquele que a possuir terá a glória eterna. Porém, não deve ser usada para a morte e sim para a reconstrução, fato que Arthur leva em consideração, já que Arthur é a natureza e tudo mais na epopéia de Malory.
A
história na verdade é muito mais complexa do que isso, diz a lenda que a
espada não apareceu na pedra sem nenhum motivo, ela surgiu na verdade
por um feitiço do próprio Merlin, para reencontrar o Rei Arthur para que
ele pudesse retornar ao trono. Para isso lançou-se um boato de que o
próprio rei havia colocado a espada naquela pedra. Então que Arthur
desmemoriado volta até Camelot, onde a pedra estava, em seguida o rei
atual que estava lá sem ser de seu direito, lançou um campeonato para
encontrar Arthur e matá-lo de uma vez por todas, os dois finalmente
estavam frente à frente, o atual rei não conseguiu tirar a espada do
local, mas Arthur sim, e ao fazê-lo recobrou sua memória e assim assumiu
o trono. Há também uma outra versão de que a Excalibur tenha sido
forjada pelo povo do antigo continente de Lemuria e que foi passada ao
rei Arthur através de uma senhora e que após sua morte Merlin teria dado
de presente a Excalibur para o reino de Agarta e ali teria ficado como
herança para seus reis.
Muitos historiadores atribuem a espada Excalibur à Júlio Cesar Imperador de Roma.Quando Cesar tomou o poder, mandou forjar uma espada com seu nome que se denominava "Cesars Calibur" e guardava essa espada como um grande tesouro.Quando foi morto, a espada junto com outros pertences, foi levada e guardada em um local secreto.Quando a expedição de Ricardo Coração de Leão estava a caminho de Jerusalém, parou em um mosteiro para passar uma noite e lá Ricardo ganhou de presente uma espada que já estava guardada a anos.Mas da palavra Cesars Calibur só se podia ver "E s Calibur", devido ao envelhecimento da espada.Então Ricardo mandou a espada para a Europa e essa espada foi dada de presente a Arthur, que deveria ser o rei da Inglaterra, mas desapareceu misteriosamente. Dizem alguns que, pouco antes de morrer, Arthur retornou ao lago e devolveu Excalibur à Dama do Lago. Outras versões se omitem nesse ponto.
Fonte:http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário