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sexta-feira, 3 de abril de 2015

Os Espiritos Errantes



 A alma (1) após a separação do corpo, às vezes, reencarna imediatamente, mas, na maioria das vezes, depois de intervalos mais ou menos longos. Nos mundos superiores a reencarnação é quase sempre imediata. A matéria corpórea sendo menos grosseira, o Espírito encarnado goza de quase todas as faculdades do Espírito. Seu estado normal é a dos sonâmbulos lúcidos.

O Espírito (alma + perispírito) (2) nos intervalos das encarnações é um Espírito errante, que aspira uma nova encarnação para se submeter a novas provas com o objetivo de continuar na sua progressão.

A duração desses intervalos pode ser de algumas horas ou de alguns milhares de séculos. De resto, não existe, propriamente falando, limite extremo determinado para o estado errante, que pode prolongar-se por muito tempo, mas que nunca é perpétuo. O Espírito tem sempre a oportunidade, cedo ou tarde, de recomeçar uma existência que sirva à purificação das anteriores.

Essa duração está subordinada à uma conseqüência do livre arbítrio. Os Espíritos sabem perfeitamente o que fazem, mas para alguns é também uma prova infligida por Deus. Outros pedem o seu prolongamento a fim de progredirem nos estudos que só podem ser feitos com proveito na condição de Espírito.



A erraticidade não é por si mesma, um sinal de inferioridade entre os Espíritos, pois há Espíritos errantes de todos os graus. A encarnação é um estado transitório. No seu estado normal, o Espírito é livre da matéria.

Pode-se dizer que os que devem reencarnar-se são errantes, mas os Espíritos puros, que chegaram à perfeição, não são errantes: seu estado é definitivo.
No tocante às suas qualidades íntimas os Espíritos pertencem a diferentes ordens ou graus, pelos quais passam sucessivamente, à medida que se purificam.
No tocante ao estado podem ser:
  • encarnados, que quer dizer ligados a um corpo;
  • errantes, ou desligados do corpo material e esperando uma nova encarnação para se melhorarem;
  • Espíritos puros ou perfeitos que não tem mais necessidade da encarnação.

Os Espíritos errantes se instruem estudando o seu passado e procuram o melhor meio de se elevarem. Vêem, observam o que se passa nos lugares que percorrem, escutam os discursos dos homens esclarecidos e os conselhos dos Espíritos mais elevados que eles, e isso lhes proporciona idéias que não possuíam.



Os Espíritos elevados, ao perderem o seu invólucro, deixam as más paixões e só guardam a do bem, contudo os Espíritos inferiores as conservam, pois de outra maneira pertenceriam à ordem dos Espíritos puros.

A maioria dos Espíritos, ao deixarem a Terra, não abandonam as suas más paixões, porque neste mundo foram pessoas excessivamente vaidosas. Acreditam que, ao deixá-lo, perderão esse defeito. É um engano, pois após a partida da Terra, sobretudo para aqueles que tiverem paixões bem vivas, resta uma espécie de atmosfera, que os envolve, guardando todas essas coisas ruins, já que o Espírito não está inteiramente desprendido. E apenas por momentos que ele entrevê a verdade, como para mostrar-lhe o bom caminho.

O Espírito, no estado errante, pode melhorar-se bastante, sempre de acordo com a sua vontade e o seu desejo, mas é na existência corpórea que ele põe em prática as novas idéias adquiridas.

Os Espíritos errantes são mais ou menos felizes ou infelizes, segundo os seus méritos. Sofrem as paixões cujos germes conservaram, ou são felizes, segundo a sua maior ou menor desmaterialização. No estado errante, o Espírito entrevê o que lhe falta para ser mais feliz. E assim que ele busca os meios de o atingir, porém nem sempre lhe é permitido reencarnar-se à vontade, e isso é uma prova.


Quando o Espírito deixa o corpo, ainda não está completamente desligado da matéria e pertence ainda ao mundo em que viveu ou a um mundo do mesmo grau. A não ser que, durante sua vida, tenha se elevado o suficiente. Esse é o objetivo a que deve voltar-se, pois sem isso jamais se aperfeiçoaria. Ele pode, entretanto, ir a alguns mundos superiores, passando por eles como estrangeiro. Nada mais faz do que os entrever, e é isso que lhe dá o desejo de se melhorar, para ser digno da felicidade que neles se desfruta para no futuro poder habitá-los.



Os Espíritos já purificados freqüentemente vêm aos mundos inferiores a fim de ajudar os seus habitantes a progredirem, sem isso, esses mundos estariam entregues a si mesmos, sem guias para os orientar.

* * *(1) A alma é, assim, um ser simples; o Espírito um ser duplo (alma + perispírito) e o homem um ser triplo (alma + perispírito + corpo físico). Seria, portanto, mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente, e a palavra Espírito para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico. Mas como não se pode conceber o princípio inteligente sem ligação material, as palavras alma e Espírito são, no uso comum, indiferentemente empregadas uma pela outra; é a figura que consiste em tomar a parte pelo todo, da mesma forma que se diz que uma cidade é habitada por tantas almas, uma vila composta de tantas casas; porém, filosoficamente é essencial fazer-se a diferença. (Ver Allan Kardec in O que é o Espiritismo, Cap. II, item 9, 10 e 14.)

(2) Em resposta a questão 76 de O Livro dos Espíritos os Espíritos dizem que 'Podemos definir que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material' e, em nota a esta resposta Allan Kardec diz que 'A palavra Espírito é aqui empregada para designar os seres extra-corpóreos e não mais o elemento inteligente Universal'. No capítulo II da obra O que é o Espiritismo, item 14, Dos Espíritos, encontramos que 'A alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser a que chamamos Espírito'.


Estudo (ensaio) com base in O LIVRO DOS ESPÍRITOS
Livro Segundo, qq. de 223 à 233
Mundo Espírita ou dos Espíritos, Capítulo VI, Vida Espírita
Obra codificada por Allan Kardec
Pesquisa: Elio Mollo

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