Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

sábado, 13 de abril de 2013

O deserto do Saara






O Deserto do Saara (em língua árabe: الصحراء الكبرى, aṣ-ṣaḥrā´ al-koubra; alternativamente em português: Sara ou Sahara) é tecnicamente o segundo maior deserto do mundo logo após a Antártica. 1 Localizado no Norte da África tem uma área total de 9.065.000 km2, sendo equivalentemente, um pouco menor que a Europa (10.400.000 km2) e os Estados Unidos e maior que países continentais, como: Brasil, Austrália e Índia.


 O nome Saara é uma transliteração (em língua árabe: صحراء), que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). O deserto compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia. Vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Saara.






Os humanos viveram na extremidade do deserto por quase 500 mil anos. Durante a última glaciação, o deserto do Saara foi mais úmido (como o Leste africano) do que é agora. Ele possuía densas florestas tropicais. Seu clima era tão diferente que recentes estudos revelaram que o Rio Nilo corria antigamente para o Oceano Atlântico em vez de desaguar no Mar Mediterrâneo

 Uma mudança de poucos graus no eixo de rotação terrestre causou, a cerca de 10 mil anos, uma grande transformação climática gerando o Saara. Essa alteração, segundo alguns cientistas, foi a mãe da civilização egípcia pois deslocou pessoas que já haviam desenvolvido formas de vida sedentárias (agricultura e pastoreio) e tradições históricas (civilização) para o leito atual do Rio Nilo. 

O deserto é rico em história, diversos fósseis de dinossauros, e outros animais, foram encontrados ali. O Saara moderno, geralmente, é isento de vegetação, exceto no vale do Nilo e em poucos oásis e algumas montanhas dispersas.







O clima do Saara submeteu-se à uma enorme variação entre o seco e o úmido durante os últimos cem mil anos.durante a última Era do Gelo, o Saara era maior do que é hoje, estendendo para o sul além de seus limites atuais.O fim da idade de gelo trouxe épocas melhores ao Saara, de aproximadamente 8000 a.C. a 6000 a.C., devido a área de baixa pressão desmoronar o manto de gelo ao norte.








Quando a Era do Gelo se foi, a parte norte do Saara secou. Entretanto, não muito tempo depois, monção trazeram chuva ao Saara neutralizando a tendência de secar o Saara na parte sul.
O ar sobre a Terra transforma-se em aquecedor e ascensões, puxando no ar úmido do oceano, isto causa a chuva.

 Paradoxalmente, o Saara estava mais úmido quando recebeu mais insolação no verão. Por sua vez, todas as mudanças na insolação são causadas por mudanças na geofísica da Terra..
Ao redor de 2500 a.C., as monções recuaram para o sul onde está hoje, que conduziram a desertificação do Saara. O Saara está atualmente tão seco como era aproximadamente 13.000 anos atrás. 

Estas circunstâncias são responsáveis para o que foi chamado de Teoria da Bomba do Saara.
O Saara é conhecido por ter um dos climas mais ásperos do mundo. O vento nordeste que prevalece pode frequentemente fazer com que a areia dê forma a furacões

A precipitação, quando rara não é desconhecida e acontece ocasionalmente nas zonas de beira-mar ao norte e ao sul, o deserto recebe aproximadamente 25 cm de chuva em um ano. As chuvas acontece muito raramente, geralmente torrenciais após os longos períodos secos, que podem durar por anos.
Fonte: http://www.jornallivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...