Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Grande Barreira de Corais





Uma Estrutura de Seres Vivos

Um dos dados mais fascinantes em relação a Grande Barreira de Corais é que se trata da maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos.

 Quando observamos mais a fundo essa barreira de corais percebemos que os seus recifes são compostos por milhares de microscópicos organismos vivos que são conhecidos como pólipos de coral.





Essa estrutura tem uma grande importância para o planeta porque suporta uma grande biodiversidade e já foi eleita como um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade, isso em 1981. O Canal de TV americano CNN já elegeu a Grande Barreira de Corais como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

O estado australiano de Queensland, onde está localizada a barreira, a nomeou como um dos símbolos maiores desse estado. Grande parte desse recife é protegido pelo Parque Nacional da Grande Barreira de Coral. O parque ainda ajuda a limitar os impactos que podem ser causados pela presença humana tais como a pesca e o turismo.




A Biodiversidade da Grande Barreira de Corais

A biodiversidade presente nesse belo lugar é um dos principais atrativos de turismo, o nome já nos dá uma pista de que se trata de um espaço em que encontraremos uma grande variedade de corais. A maior parte da variedade de corais da região está no Recife Flynn próximo a Cairns.






Esse lugar tem como um de suas principais funções naturais ser um espaço para grande biodiversidade e isso inclui algumas espécies que estão vulneráveis ou mesmo que sofrem a ameaça de extinção. Boa parte dessas espécies são consideradas endêmicas desse tipo de ecossistema.

Um registro aponta que existem nessa grande barreira cerca de 30 espécies diferentes de baleias, botos e golfinhos. Dentre essas várias espécies estão a baleia minke-anã, baleia jubarte e o golfinho jubarte.






Também é possível acompanhar 06 espécies de tartarugas marinhas que se dirigem ao recife para se reproduzir, dentre as espécies podemos citar a tartaruga-de-pente, tartaruga-de-couro, natator depressus, tartaruga-oliva e outras.

As ervas marinhas também estão presentes em grande quantidade nesse verdadeiro paraíso natural. São mais de 15 espécies de ervas marinhas, dentre os gêneros mais comuns de algas marinhas podemos citar Halophila e Halodule.


Fonte: http://meioambiente.culturamix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...