Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Lenda do Gerânio



Conta-se que, um dia, Maomé foi para a montanha rezar e que, no regresso ao acampamento, pousou a camisa molhada de suor em cima de um gerânio que crescia ao lada da sua tenda.

 Então – ó milagre – a flor elevou os ramos para o céu e conservou-os assim até que a camisa estivesse completamente seca.

Segundo reza ainda a lenda, na época em que isto se passou a flor do gerânio era um pouco diferente da que conhecemos hoje, pois foi Maomé que a cobriu de belas flores escarlates e aveludadas que enchem o ar com a sua doce fragância.





 O profeta ficou de tal modo contente com o serviço que a planta lhe prestou ao segurar a sua camisa para a fazer secar, que quis acordar-lhe esta benção.

O nome desta planta, gerânio, vem da palavra grega "geranos" – que mais tarde deu "geranium" em latim – e que significa grou, por causa da forma dos seus frutos que fazem lembrar um bico de grou. 




Os Europeus só começaram a cultivar esta planta no século XV quando os navios dos navegadores portugueses a trouxeram da sua terra natal, a África do Sul.

O gerânio é uma planta bastante útil no jardim, especialmente durante o tempo quente, pois afasta os indesejáveis mosquitos e moscas, verdadeiras pragas dos belos dias de Verão. Dizem também que os gerânios brancos mantêm as cobras a distância.

 Em países com clima ameno como Portugal, os gerânios são vivazes; mas em países com climas mais frios, estas flores morrem no Inverno.

Existe todo um simbolismo variado relativamente ao gerânio : amizade verdadeira, estupidez, loucura, encontro... 

© Dulce Rodrigues
Fonte: dulcerodrigues.info


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...