Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O Ano Novo nas Grandes Religiões



Em algumas religiões a passagem de ano é celebrada em outros meses e a contagem dos anos está muito além do calendário gregoriano, usado pelos católicos...

 


Embora a maioria das pessoas comemore a virada do ano entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, há religiões que celebram a passagem em outros meses e a contagem dos anos está muito além do calendário gregoriano, usado pelos católicos.

Os budistas, por exemplo, calculam que estamos no ano  2600. Para eles, o dia mais importante do ano é o Vesak, que representa o nascimento, iluminação e morte do Buda. De acordo com algumas tradições, o Vesak oferece aos budistas uma oportunidade para refletir sobre a vida e os ensinamentos do Buda. 

Segundo o presidente e fundador do Instituto Mahayana, em Icaraí, Wilson Moura, de 56 anos, a filosofia budista acredita que a passagem de Buda na Terra simboliza a contagem dos anos.

“O Vesak é comemorado de diferentes formas nas quatro tradições do budismo. Geralmente ocorre no mês de abril e acreditamos que estamos no ano 2600 depois de Buda”, explica ele.




Já para os judeus, o ano atual é de 5772. A virada é celebrada no Rosh Hashaná, que é um dos feriados mais importantes para cultura judaica e vem acompanhado do Yom Kipur, comemorado 10 dias depois.

O professor aposentado Alberto Hasson, de 72 anos, é um conhecedor da cultura do judaísmo e diz que o período é de reflexão, sem festejos, mas sem tristeza.

“A cabeça do ano é o Rosh Hashaná, quando as pessoas fazem análise da vivência durante todo o ano, prometendo se aperfeiçoar. O dia vem seguido pelos 10 dias temíveis, que se conclui com o Yom Kipur, quando é feito um jejum de 25 horas. Nas rezas deste período se pede pelo arrependimento. As refeições devem ser feitas em família e na mesa é bom se ter um doce de maçã com mel e um pão trançado com forma de círculo”, disse Hasson.



Este ano a comemoração do Rosh Hashaná começou ao entardecer do dia 28 de setembro e seguiu pelo dia 29 (os judeus iniciam o dia no pôr-do-sol) e o jejum de 25 horas foi realizado entre os dias 7 e 8 de outubro.

Já o islã utiliza o calendário islâmico, que é baseado no sistema lunar e possui 354 dias, 11 dias a menos que o calendário gregoriano. A data do novo ano varia a cada ano e em 2011 no calendário ocidental, foi comemorado o ano de 1432 no calendário islã. Segundo o analista de sistema, Gustavo Murad, de 35 anos que mora em Niterói, e é muçulmano, a passagem do ano novo não é comemorada.

“Comemoração de passagem de ano não fazem parte dos nossos ensinamentos religiosos, por ser uma data como outra qualquer. Além do alcorão seguimos os ensinamentos do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e nenhum deles relatam comemorações de virada de ano”, explica ele.

Fonte: Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br/http://www.icarai.soumaisniteroi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...