Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mundo Antigo:A Mesopotâmia



Situada em uma vasta extensão de delta entre os rios Tigre e Eufrates, diz-se que a Mesopotâmia foi o lugar de onde saíram as sociedades modernas. O seu povo aprendeu a dominar a terra seca e a extrair sustento dela. Atualmente, tanques passam por lá e empresas extraem petróleo do antigo solo. Hoje, uma boa parte da área fica no território do Iraque. Se não fosse pelos mesopotâmicos, esse país, ou qualquer outro, provavelmente não existiria, pelo menos não da maneira como o conhecemos.



Acredita-se que a Mesopotâmia tenha sido o lugar onde as sociedades civilizadas realmente começaram a se formar. Pessoas ao redor do mundo desenvolvem as bases para a civilização por milênios. A agricultura foi criada há cerca de dez mil anos. A domesticação de animais para o trabalho e comida foi desenvolvida simultaneamente. As pessoas já criam arte há milhares de anos. As primeiras leis foram estabelecidas na forma de costumes e comportamentos. Tudo isso fazia parte da cultura humana, mas não a civilização. Os mesopotâmicos refinaram, aprimoraram e formalizaram esses sistemas, juntado-os para formar uma civilização.


É interessante pensar sobre o que poderia não existir se os mesopotâmicos não tivessem inovado. As escolhas que fizeram, os riscos que correram, a energia que investiram em suas idéias e buscas, tudo isso resultou no mundo que conhecemos hoje. As pessoas pensariam em organizar tradições orais em coleções de páginas escritas se os mesopotâmicos não tivessem produzido o Gilgamesh, o primeiro livro no registro histórico? Talvez sim, mas quem sabe quanto tempo levaria para isso acontecer se os mesopotâmicos não tivessem feito o primeiro livro?
Essa realização é importante, mas suas coleções de histórias escritas são apenas o início. Leia a próxima seção para descobrir por quais outras razões a Mesopotâmia é chamada de berço da civilização. 
Fonte:howstuffworks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...