Os dias atuais, caracterizados pelos conflitos
psicológicos, em face do tumulto que domina o pensamento da sociedade e as
ambições de cada indivíduo, exigem profundas reflexões, a fim de que a
harmonia permaneça nos sentimentos humanos e na conduta pessoal em relação a
si mesmo.
As admiráveis conquistas da Psicologia profunda, contribuindo para a
solução dos muitos distúrbios que se apresentam perturbadores, convidam à
meditação em torno da realidade que se é, para que sejam superados os
condicionamentos em que se encontra, de forma a situar-se com equilíbrio
ante os desafios e as injunções, não raro, penosos, que se apresentam em
toda parte exigindo decisões inadiáveis.
Atordoando-se ante o volume das atividades que defronta, o indivíduo
percebe-se desequipado de valores que lhe facultem uma boa administração das
injunções em que se encontra, não sabendo o rumo que deve seguir.
Convidado, porém, à auto-reflexão, à autoconscientização mediante as
quais poderá descobrir a sua realidade essencial, recusa-se por automatismo,
receando penetrar-se em profundidade, em razão do atavismo castrador a que
se submete.
A sombra que o condiciona ao aceito e determinado ameaça-o de
sofrimento, caso busque iluminar o seu lado escuro, permitindo-lhe a
autoidentificação que se encarregará de libertá-lo das aflições e conflitos
de comportamento, que são heranças ancestrais nele prevalecentes.
Vitimado pelo jogo das paixões sensoriais, anula a própria alma que
discerne, e procura não se deixar vencer pelos desejos infrenes que o
arrastam ao jogo ilusório do prazer desmedido.
Apresentando-se incapaz, no entanto, de lutar pela libertação interior,
permite-se arrastar mais facilmente pelo tumulto dos jogos da sensualidade,
naufragando nas aspirações de enobrecimento e de cultura, de beleza e de
espiritualidade, temendo perder a oportunidade que a todos é oferecida de
desfrutar as facilidades e permissões morais que constituem a ordem do dia.
A estrutura psicológica do ser humano é trabalhada por mecanismos muito
delicados, sofrendo os golpes violentos da ignorância, do prazer
brutalizado, dos vícios inveterados. Não suportando a alta carga de tensões
que esses impositivos lhe exigem, libera conflitos e temores primitivos que
estão adormecidos, desequilibrando as emoções, cujos equipamentos sutis
geram distonias e depressões.
O desvario do sexo, que se tornou objeto de mercado, transformando homens
e mulheres em coisas de fácil aquisição, é também instrumento de
projeção social, de conquista econômica, de exaltação do ego, despertando
nas mentes imaturas psicologicamente ânsias malcontidas de desejos absurdos,
nele centralizando todas as aspirações, por considerá-lo indispensável ao
triunfo no círculo em que se movimenta.
Incompleto, por não saber integrar os seus conteúdos psicológicos da
anima à sua masculinidade e do animus à sua feminilidade,
conseguindo a realização da obra-prima que lhe deve constituir meta,
o ser humano deixa-se arrastar pelas imposições de um em detrimento do
outro, afligindo-se sem saber por qual motivo.
Procura, então, agônico e insatisfeito, recuperação na variedade dos
prazeres, identificando-se mais confuso, a um passo de transtorno sempre
mais grave, qual ocorre a todo instante no organismo social e nos
relacionamentos inter-pessoais.
A sombra governa-o, e ele se recusa à luz da libertação.
*
O Apóstolo Paulo afirmou: Não faço o bem que quero, mas o mal que não
quero, esse eu faço. (Romanos, 7-19.)
Nesse auto-reconhecimento, o nobre servidor do Evangelho de Jesus
denunciava a existência do seu lado escuro, impulsionando-o a atitudes que
reprovava e não conseguia impedir-se de praticar. Mediante, porém, esforço
perseverante e autoconscientização da própria fragilidade psicológica, o
arauto da Era Nova conseguiu atingir a culminância do seu apostolado, quando
proclamou: (...) E vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...
(Gálatas, 2:20.)
Somente através da coragem para encontrar a consciência mediante uma
análise tranqüila das possibilidades de que dispõe é que a criatura humana
logrará liberar-se da situação conflitiva que a domina, facultando-se
selecionar os valores reais daqueles ilusórios aos quais se atribui
significados, mas que sempre deixam frustração e vazio existencial.
A experiência física tem objetivos bem delineados que se apresentam acima
da vacuidade dos interesses imediatistas que dominam na moderna sociedade
consumista. Esse seu consumismo exterior resulta dos obscuros conflitos
internos que projetam para fora e para outrem sua imagem de inquietação,
transferindo-a do eu profundo, como necessidade de agitação para fugir de si
mesmo.
Sucede que, nessa ansiosa projeção, o ser se torna consumido pelos
demais, e por sua vez, destituído dos sentimentos profundos de amor, procura
consumir os outros, utilizando dos seus recursos e qualidades reais ou
imaginárias para saciar a sede de prazer em que se aturde, e seguir adiante.
Não saciado, porque essas experiências somente mais afligem, surge a
necessidade das extravagâncias, pelas libações alcoólicas, pelo uso de
substâncias químicas alucinantes, pelas aberrações sexuais intituladas de
variedades para o prazer, pela agressividade, pela violência, ou pela queda
nos abismos da depressão, da loucura, do suicídio...
A única alternativa disponível, portanto, para o ser humano de hoje, qual
ocorreu com o de ontem, é o mergulho interior, a autodescoberta, a
conscientização da sua realidade de Espírito imortal em viagem transitória
pelo corpo, a fim de adquirir novas realizações, reparando males anteriores
e conseguindo harmonia íntima, para que possa desfrutar de todas as
concessões que se lhe encontram à disposição, premiando-o pelo esforço de
autoconquista e autolibertação.
Naturalmente que, ao ser ativado o mecanismo de identificação do ser
real, o hábito da fuga dos compromissos superiores induz à projeção, para
poupar-se à dor, o que constitui um grande erro, porquanto o sofrimento se
tornará ainda mais penoso.
É óbvio que somente a claridade vence as sombras, e a autoconscientização
é o foco de luz direcionado à escuridão que predomina no comportamento
psicológico do ser humano.
*
Jesus asseverou com propriedade ser a luz do mundo, porque a
Humanidade se encontrava em profunda escuridão, qual ocorre nos dias
presentes.
A Sua é a mensagem de responsabilidade pessoal perante a vida, e de
serviço constante em favor de si mesmo e da coletividade.
Trazendo aos homens e mulheres o Seu exemplo de amor e de abnegação, não
se propôs carregar o fardo do mundo, a fim de liberá-los de suas
responsabilidades, mas ensinou a todos como conduzirem os seus problemas e
angústias, solucionando-os com o amor a Deus, a si mesmos e ao próximo, por
ser esse sentimento de amor a perene luz de libertação de toda a sombra
existente no mundo íntimo e na sociedade em geral.
* * *
Divaldo P. Franco.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, no dia 11 de julho de 2000, em Paramirim, Bahia.
Fonte: espirito.org.br
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, no dia 11 de julho de 2000, em Paramirim, Bahia.
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