Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Dança Cigana





Criada com passos que misturam, a alegria da Rumba, o molejo da Salsa, a força do Flamenco e o mistério da dança do ventre, a Dança Cigana tem como prioridade despertar a sensualidade e a feminilidade na dançarina.

A Dança Cigana não só faz bem ao corpo, mas também a alma...
formada por vários ritmos e coreografias diferentes, cada qual com seu significado, num composto de leveza, alegria e sentimentos...

A melhor forma de expressão da cultura e magia desse povo.
Cada movimento e coreografia contam a história dos ciganos e possuem sempre um significado místico e espiritual.

Seus movimentos podem expressar sensualidade, amor, raiva, alegria, ou tristeza com a graça de uma dança bonita, atrativa e muito exótica.
Desenvolve ao dançarino a coordenação motora e pode alongar e fortalecer os músculos.
Também evita o estresse, aumenta a alto-estima e a sensualidade.

Não se sabe ao certo a sua origem, podendo-se dizer assim, que é uma dança mundial, devido ao seu ecletismo nos ritmos e movimentos. Que envolvem gêneros musicais e coreografias de vários países e regiões, como o Flamenco, originário da Espanha, ritmos latinos como a salsa, o merengue, rumba, etc.





Ritmos mais clássicos como os húngaros, russos e italianos. E também os do Oriente Médio e Egito.

 

Cada coreografia tem seu significado mágico e cultural em que é usado alguns instrumentos para essa representação, por exemplo:

Dança do leque: dança do elemento ar que representa o amor, a sensualidade e a limpeza.

Dança do xale: representa o mistério e a magia do elemento fogo.

Dança da rosa: Elemento terra. Representa o amor, a beleza, a conquista e a sensualidade.

Dança das fitas coloridas: Elemento água representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano. Não lamento, mas também a comemoração.

Dança do véu: representa o elemento ar e expressa a leveza do corpo e a sensualidade.

Dança das tochas: Mostra a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas que reverenciam este elemento.







Dança do pandeiro: Dança dos quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente.

Dança dos sete véus: Para os ciganos essa dança representa uma despedida de solteiro. E os véus coloridos representam as sete cores do arco-íris e simbolizam o amor e a sensualidade. As cores dos véus representam os quatro elementos.

Dança do punhal: Elementos ar e terra. Significa lutas, disputas, fúria e pode simbolizar a limpeza do ambiente e do corpo.

Dança dos quatro elementos: Feita com representações dos quatro elementos como: Vela, incenso, jarro d'água e sal. Significa magia e limpeza do ambiente. 


Essas são algumas das representações da Dança Cigana ,porem pode ser realizada livremente, manifestando assim, a criatividade e intuição de cada um.
Fonte: http://www.visaocigana.com.br

Um comentário:

  1. Adoro a dança cigana.. como é bom dançar..depois de uma apresentação ou demonstração .. há um sentimento muito sublime..tranquilo..animador.. Vim aqui .. visitar vces.. bjo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...