Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Técnicas Basicas da Meditação



Tem gente que ainda confunde meditação com religiosidade ou misticismo. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. "É excelente para todos, independentemente de idade, sexo, status social ou crença", diz Márcia De Luca, fundadora do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (SP).
Sérgio Cordaro, mestre em reiki e especialista em medicina tradicional chinesa, concorda e explica que o importante é dominar as técnicas básicas: "No início, o que vale é aprender a
relaxar profundamente". Para chegar a esse estágio, o primeiro passo é exercitar a respiração. "É comprovado que quem controla a respiração domina a mente. Portanto, ao colocarmos nossa consciência no ato de respirar, progredimos e avançamos na prática de aquietar os pensamentos", afirma Márcia.
 

Benefícios para o corpo


· Ajuda a evitar o acúmulo de gordura nas artérias.

· Fortalece o sistema imunológico, que fica mais resistente às síndromes autoimunes (artrite reumatoide) e psicossomáticas (enxaqueca).


· Baixa a pressão arterial.


· Diminui a produção de adrenalina e cortisol, hormônios que são disparados quando enfrentamos situações estressantes.


· Reduz os radicais livres, que levam ao envelhecimento.
 

Benefícios para a mente


· Eleva o poder de concentração e de raciocínio.

· Aumenta a produtividade e a criatividade.


· Estimula a produção de endorfinas - neurotransmissores do bem-estar que são analgésicos naturais e tranquilizantes.


· Alivia a ansiedade.


· Proporciona equilíbrio emocional.

 

 

 Dominando a técnica


"Estamos viciados no estresse e nos estímulos externos. Por isso, é preciso dedicação e comprometimento para meditar todos os dias", diz Márcia De Luca. Não crie expectativas: durante
a meditação não há nenhuma revelação; as mudanças ocorrem na prática e aos poucos.
Quando a técnica passar a fazer parte da sua rotina, você notará que os minutos de concentração são mágicos: ao aquietarmos a mente, o corpo relaxa. Mais: entramos no campo da potencialidade pura, no qual tudo é possível. "A meditação nos coloca em contato com a nossa essência, ali onde não há estresse, ansiedade ou doença", ensina Márcia, lembrando o ditado indiano de que a doença é saudade do lar. "Nós adoecemos porque nos afastamos do lar. Meditar é voltar para casa."
 

Inspire, expire


Comece a meditar agora mesmo. Márcia De Luca ensina o passo a passo abaixo, para você treinar e ainda ensinar toda a família!

1.
Sentada numa posição confortável, com a coluna ereta e os olhos fechados, imagine seus pulmões como duas bexigas. Inspire profundamente para enchê-los completamente. Ao expirar, esvazie-os totalmente. Durante toda a prática, foque na sua respiração.

2.
Repetir um som pode facilitar o treino. Funciona assim: o fluxo de pensamentos diminui porque estamos prestando atenção no som (chamado de mantra). Um exemplo: pronuncie mentalmente a palavra shanti, que significa paz em sânscrito, um dos idiomas falados na Índia. Sem esforço, vá repetindo shanti, shanti... Quando se dispersar, volte sua consciência para a palavra, passando a pronunciá-la de novo. Perceba como você gradativamente se acalma.

3.
Inicie com cinco minutos e vá aumentando aos poucos o tempo de prática, até torná-la um hábito natural e espontâneo. Meditar 20 minutos por dia é o ideal.

Fonte:Katia Cardoso/mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...