Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Os Centauros



Os centauros (gr. Κένταυροι) eram seres metade homem, metade cavalo e viviam nas montanhas e florestas. Descendiam de Íxion, rei dos lápitas, povo que habitava próximo aos montes Pélion e Ossa, na Tessália.
Embora mantivessem contatos frequentes com os seres humanos, eram brutais e tinham hábitos selvagens. Notáveis exceções eram os centauros Folo, amigo de Héracles, e Quíron, o educador de heróis. A explicação era que esses dois centauros, diferentemente dos demais, não eram filhos de Íxion...

Íxion e a Nuvem:
Íxion (gr. Ἰξίων), descendia de Peneu, o deus-rio da Tessália, ou de Sísifo, segundo outra genealogia, e foi o primeiro mortal a matar um membro da própria família.
Para casar-se, Íxion prometeu vários presentes a Dioneu, o pai da noiva, conforme o costume. Mas quando o sogro foi recebê-los, depois do casamento, Íxion lançou-o em um fosso cheio de brasas. Com isso, tornou-se culpado de vários crimes e enlouqueceu. O primeiro crime de Íxion foi o perjúrio, pois o compromisso entre o futuro sogro e o noivo era selado com juramentos solenes; o segundo crime, a morte de Dioneu, em si; e o terceiro, crime de sacrilégio, pois o casamento criava laços religiosos entre os membros das duas famílias, o que envolvia inclusive os sacrifícios às mesmas divindades protetoras.
Ninguém quis purificá-lo de seus crimes, tamanho horror eles inspiraram. Mas Zeus, em dia de excepcional bom humor, purificou-oe recebeu-o na morada dos deuses. O velhaco agradeceu a dádiva assediando Hera, rainha dos deuses e esposa de Zeus. O pai dos deuses e dos homens, ainda de bom humor, riu-se de tamanha cara-de-pau e moldou uma nuvem com a forma de Hera, deu-lhevida e assistiu, divertido, Íxion cortejar e seduzir a nuvem (gr. Νεφέλη, "Néfele").
Quando, porém, Íxion começou a gabar-se de ter seduzido a própria Hera, a paciência divina se esgotou... Zeus decidiu punir exemplarmente o criminoso: prendeu-o em uma roda em chamas que girava sem cessar e lançou-o no Hades, onde deverá ficar por toda a eternidade.
Da união entre Íxion e a nuvem nasceu um ser metade homem e metade cavalo, Centauro, que tornou-se o pai dos selvagens centauros. Uma "nuvem", i.e, Néfele, aparece também no mito de Átamas, mas não sei dizer se se trata do mesmo personagem.







 
A centauromaquia
Os centauros aparecem em diversos mitos, notadamente o de Atalanta e o de Héracles (Folo e Nesso); mas a lenda mais famosa, sem dúvida, é a de sua luta contra os lápitas (gr. Λαπίθαι).
Pirítoo (gr. Πειρίθοος), filho de Íxion, havia convidado os centauros para a festa de seu casamento, já que eram aparentados. Durante a festa, o abuso do vinho atiçou ainda mais sua natureza selvagem e eles tentaram raptar as mulheres presentes; consta que um deles, Êurito, tentou até mesmo violentar a noiva de Pirítoo, Hipodâmia.

Mas, além de todos os lápitas, também estava presente o herói ateniense Teseu, amigo de Pirítoo. Começou então uma luta violenta entre os centauros, Pirítoo, Teseu e os demais convidados, e por fim os monstros foram expulsos da festa. Seguiu-se uma verdadeira guerra entre centauros e lápitas em que a maioria dos centauros morreu e os poucos sobreviventes fugiram para longe da Tessália.



 
Fontes
As mais antigas referências à lenda de Íxion e dos centauros são a II Pítica de Píndaro (Pi. P. 2.39-48), a tragédia Eumênides, deÉsquilo (A. Eu. 441; 717-8) e a tragédia Filoctetes, de Sófocles (S. Ph. 676-9). A maior parte dos dados é curta e provém, de forma esparsa, dos escólios[2] das obras de Píndaro, Eurípides, Sófocles, Apolônio de Rodes e Luciano. Até o Pseudo-Apolodoro, habitualmente informativo, faz um relato bastante conciso da lenda (Apollod. Epit. 1.20). Há informações um pouco mais extensas em Diodoro Sículo (D.S. 4.69.3-4).
Literatura
Na Antiguidade, Íxion foi tema de tragédias perdidas de Ésquilo (Fr. 89-93), Sófocles (Fr. 296), Eurípides (Fr. 424-7, entre -420/-417e -406) e Calístrato (em -418), e de uma comédia de Êubulo (Fr. 35).
Fonte:greciaantiga.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...