Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os Pretos Velhos


                                                     OS ESPÍRITAS E OS PRETOS VELHOS

                                        Artigo de Javier Gadinho - publicado na Revista espírita Allan Kardec

                                                                APARTHEID MEDIÚNICO

"A edição de março de 1995  do CORREIO FRATERNO DO ABC publica oportuno artigo de Carlos Bernardo Loureiro - Apartheid Mediúnico -, no qual ele questiona se esta expressão inglesa, que na África do Sul serve, desde 1913, para indicar  segregação de pessoas de cor, não poderia ser aplicada por extensão e  terminologia, à regeição que se faz aos pretos velhos e silvícolas que se comunicam nas casas espíritas do Brasil.

"Parece que sim - responde. Não se deve, de jeito nenhum, generalizar; todavia, há espíritas que votam  verdadeira ojeriza a esses Espíritos: não os querem em suas mesas mediúnicas. Quando se arriscam aparecer, são convidados, fraternalmente, a baterem em retirada. Aqui, dizem os dirigentes dessas sessões, é um centro Kardecista, meu irmão..."
Carlos Bernardo cita o professor J.Herculano Pires, no livro CIÊNCIA ESPÍRITA, dele transcrevendo:
"As manifestações espíritas de negros e índios são comuns, não raro intervindo nos processos de cura. Isso causa espécie a pessoas ainda  impregnadas de antigos preconceitos.
Como podem esses espíritos primários, ainda apegados à era do barro - dizia-nos famoso jornalista, - manifestar-se  como orientadores e terapeutas num meio de civilização superior? Acontece que a população espiritual da terra é semelhante à sua população encarnada. Não existem discriminações injustas no tocante às possibilidades de intercâmbio espiritual."

"Pretos velhos e índios deveriam encontrar guarida nas casas espíritas, desde que se proceda a um programa  de orientação, corrigindo-se os excessos, preservando-se a integridade científica e filosófica do Espiritismo."



Outra advertência do autor de CIÊNCIA ESPÍRITA:

"O Espírito que se manifesta como negro, poderia também manifestar-se apenas como Espírito de uma encarnação de amarelo ou de branco pela qual já passara. "

Arthur Conan Doyle, o genial criador de Sherlock Holmes, apreciava  conversar mediunicamente com Espíritos de negros e índios. Obviamente, não perderia seu tempo, se essas entidades fossem mesmo ignorantes. Na pátria de Doyle, a Inglaterra de hoje, primeiríssimo mundo, o orientador principal do movimento espírita é um índio: Sylver Beach.
J. Herculano Pires, ainda apresenta, em detalhes, um caso ligado ao notável médium curador, nascido na Bahia e radicado em São Paulo, doutor Urbano de Assis Javier, orientado por preto velho que se identificava como Pai Jacó.  Foi Pai Jacó quem o aconselhou a procurar, na cidade de Matão, o farmaceutico espírita Cairbar Schutel, que resolveu  submeter o doutor Urbano a uma  experiência mediúnica, aceitando, a contra gosto, a participação daquela entidade.
Posteriormente, Cairbar confidenciou-lhe:  - "Nunca gostei dessas manifestações de negros e índios, mas o seu Pai  Jacó encheu-me as medidas, revelando  um conhecimento doutrinário que me assombrou."
À época, o doutor Urbano era  católico e atribuía seu poder de cura à ocorrência epileptóide. Mais tarde, Pai Jacó revelou a Shutel que já vivera na Holanda como médico. Na última encarnação, vivera como negro para aprender a ser humilde e tolerante.
O fundamentado trabalho de Carlos Bernardo Loureiro concluiu que pretos velhos e índios deveriam encontrar guarida nas casas espíritas desde que se proceda a um trabalho de orientação, corrigindo-se os excessos, preservando-se  a integridade científica e filosófica do Espiritismo.



O livro MANDATO DE AMOR editado em 1992 pela União Espírita Mineira, oferece-nos ensinamento de Francisco Cândido Xavier, revelador de outra face da mesma moeda: os que humilharam os escravos em vidas passadas, agora, de joelhos, a seus pés.
Era uma conversa descontraída , impregnada de alegria cristã, típica desses encontros fraternais com a presença do médium de Uberaba.  Alguém comenta o fascínio que muitas pessoas importantes, civis e militares, sobretudo no Rio de Janeiro, sentem pelos pretos velhos, ávidos de uma palavra amiga, um conselho, uma orientação.
Chico, com a sua costumeira simplicidade, explicou:  - Geralmente, essas pessoas de elevada posição social procuram  humildemente os pretos velhos, como se  estivessem pedindo perdão pelo mal que lhe fizeram no passado, na posição de grandes latifundiários, de senhores feudais. No íntimo da consciência pesa-lhes o haver sido, na sua grande maioria, impiedosos com os irmãos procedentes da África distante. Explica-se aí a posição  de humildade com que se apresentam ante o preto velho, que lhes dirige a palavra sempre consoladora e repleta de  sabedoria.  São os verdugos de ontem na benção do arrependimento de hoje. Descansam a consciência pesada diante do carinho dos generosos pretos velhos.
.
NOTAS FINAIS : As pessoas podem acreditar ou não nas crenças e religiões de seus semelhantes, mas sabemos que existe muita coisa entre o céu e a terra que nossa limitada inteligência não consegue entender. Portanto, é preciso, acima de tudo,  respeitar o seu próximo.
Nicéas Romeo Zanchett
Fonte:espiritualidadeereencarnacao.spaceblog.com.br

2 comentários:

  1. gostaria muito de receber links, meu email. é:cleidecdias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!Inscreva-se por email!ou clique em seguidores para seguir o blog!Um bj!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...