Conhece -te a Ti mesmo !



WELCOMES

Seguidores

Seja Bem Vindo!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A lenda do Umbú





O Umbu é uma árvore de porte, com folhas grandes e largas, que cresce nos campos do Sul do Brasil. 
 
Muitas vezes é uma árvore solitária, erguendo-se única nos descampados do Pampa Rio-Grandense. A árvore por sua postura, atrai as pessoas que passam, os tropeiros, os carreteiros, para descansarem em sua sombra ou fazerem pouso sob a proteção dos seus grandes galhos. 
 
O tronco do Umbu é muito grosso, as raízes grandes, saem para fora da terra, a sua sombra é fechada e deixa passar poucos raios de sol, mas ninguém usa a madeira dessa árvore, pois não serve para nada. É farelenta, quebradiça, parece feita de uma casca em cima da outra, quase como as camadas de uma cebola.
 
 
 
 
 
 
Por quê?
 
No início dos tempos, quando ainda o nosso Planeta estava em formação e começava a evoluir para o que é este mundo hoje, em maio à Criação, Nosso Amado Pai, ao criar cada uma das árvores, perguntava-lhes, o que elas queriam ser na Terra. 
 
A laranjeira, o pessegueiro, a macieira, a pereira e assim por diante, quiseram dar em seus galhos frutos deliciosos, para que pudessem alimentar quem por ventura tivesse fome. 
 
O pau-ferro, o angico, o ipê, o açoita-cavalo, a guajuvira, pediram madeira forte, para pudessem ser usados em construções e dar morada a quem precisasse.
 
A timbaúva, o cedro, o pinheiro, pediram que tivessem madeiras fortes, mas leves, para que deles fossem construídas canoas e delas se servicem quem precisasse de transporte.
 
 
 
 
 
 
E chegando a vez do umbu, Deus lhe perguntou:
 
- E tu? Queres também frutos doces ou madeira forte?
- Não, Senhor. Eu quero apenas folhas largas para as dar sombra a quem passar e estiver cansado, depois de caminhar sob o sol forte e uma madeira tão fraca que se quebre ao menor esforço.
 
As outras árvores passaram a criticá-lo:
 
- Coisa de preguiçoso!
- Não quer ser útil!
- Esse quer viver na moleza, para que serve uma madeira fraca?
 
 
O Amado Pai, Criador de todas as coisas, Bondoso, extremamente Justo, sem se importar com as opiniões alheia, olhou para o umbu e perguntou-lhe:
 
- A sombra, Eu compreendo! Mas por que uma madeira tão fraca?
- Meu Pai - falou o umbu - porque eu não quero que um dia façam de mim uma cruz, para o martírio de justo.
 
E Deus deu-lhe então, galhos e folhas, capazes de uma sombra frondosa.
- Lego-lhe uma sombra enorme, para o descanso e pouso dos que passam e de ti nunca será feito uma cruz!

---------------------------------------------

Nem sempre o que os nosso olhos vêem e o que nossos ouvidos ouvem, são as verdadeiras razões para certas atitudes, não somos sábios suficientes para entender os desígnios do Pai!





De Antonio Augusto Fagundes (do livro Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul)
Adaptação Lena Lopez
Fonte: http://www.luzespirita.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...